25 abril 2007

Espargos - Asparagus officinalis

Tenho encontrado espargos selvagens um pouco por todo o concelho. Este foi fotografado próximo da aldeia de Meireles.
São frequentes durante os meses de Março e Abril.
Esta planta, de nome científico Asparagus officinalis é bastante apreciada em Vila Flor, no nordeste trasmontano mas também na cozinha francesa e italiana. A designação officinalis sugere a sua utilização para fins medicinais. De facto os espargos são conhecidos por serem ricos em ácido fólico, responsável pela divisão das células do sistema imunitário. Também lhe é atribuindo um poder diurético e depurativo. O seu consumo pode conferir à urina um cheiro característico o que parece só acontecer com algumas pessoas.
Também devido à configuração dos seus rebentos é-lhes atribuído algum poder afrodisíaco.
Sinceramente nunca comi espargos selvagens, mas tenho visto muitas pessoas a apanhá-los. Fiquei com a ideia de que são consumidos principalmente em omeleta, mas uma busca na Internet abre os horizontes sobre as diferentes maneiras de cozinhar espargos.
Se alguém tiver uma receita típica, feita à base de espargos, agradeço.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
Vou ter de ir ao livro da Lourdes Modesto, ok? (lol). Na verdade, sei que é utilizado nas omeletas, mas nunca cozinhei espargos, por isso, não posso ajudar no pedido.
Abraço
EL

Anónimo disse...

olá
temos várias receitas no blogue "saberesesaborestransmontanos" e, o nome correcto que eu encontrei foi espargos acutifolius e não officinalis.
Maria Alice Tender