06 junho 2007

As 7 Maravilhas de Vila Flor


A ideia de eleger as 7 Maravilhas de Vila Flor através de votação no Blog, foi-me hoje sugerida por um colega de trabalho. Para ser sincero, não me fascinou, toda gente anda a eleger "maravilhas". Também comentei que as votações no blog são pouco concorridas, não dando grande entusiasmo. De resposta pronta, disse-me que a qualidade das fotografias dificulta a escolha, espero que aconteça o mesmo com as Maravilhas do concelho de Vila Flor.
Com muitos votos ou poucos as coisas vão processar-se desta forma:
Até 6 de Junho vou elaborar uma lista de tudo o que me pareça susceptível de ser Maravilha do Concelho. De 6 de Junho a 6 de Julho vai ser possível votar, podendo cada pessoa escolher 7 dos integrantes da lista. No dia 7 de Julho, todos ficaremos a saber quais são as 7 maravilhas do concelho de Vila Flor aos olhos dos visitantes deste Blog.
Para já, peço a quem tiver uns minutos do seu tempo, para me ajudar, que me sugira monumentos, locais com interesse, etc., de forma a elaborar a lista dos candidatos. Também podem indicar para ser retirado algum dos que já lá estão, se acharem que não reúne condições para tamanha distinção.
Quais são as características que devem reunir os candidatos a Maravilha? Parece-me que o importante é que os vilaflorenses se identifiquem, se revejam, se sintam representados. Pode ser algo que nos envaideça, alguma coisa que se destaque pelo seu valor, pela sua utilidade, pela sua beleza, etc.
Venham daí essas propostas.

Aqui ficam alguns candidatos que alinhei sem grande esforço:
Cabeço da Mina, em Assares
Cova da Moura, em Assares
Fraga do Ovo, em Candoso
Amendoeiras em flor
Azeite
Paisagem do Vale da Vilariça
Vinho
Forca, em Feixiel
Insculturas rupestres da Serra, em Freixiel
Pelourinho de Freixiel
Castelo, em Macedinho
Godeiros, no Nabo
Azenha Nova, na Ribeirinha
Águas, em Sampaio
Chaminé dos Ochoas, em Santa Comba
Cruzeiros medievais, em Santa Comba
Igreja Matriz de Santa Comba
Aldeia do Gavião
Igreja Matriz de Seixo de Manhoses
Santuário de Santa Cecília, Seixo
Igreja Matriz da Trindade
Igreja Matriz de Valtorno
Arco de D. Dinis, Vila Flor
Centro Cultural de Vila Flor
Complexo da Barragem do Peneireiro
Fonte Romana, Vila Flor
Igreja Matriz de Vila Flor
Museu Berta Cabral
Paisagem vista do miradouro de Vila Flor
Pelourinho de Vila Flor
Santuário de Nossa Senhora da Lapa, Vila Flor
Zona antiga de Vila Flor
Pelourinho de Vilas Boas

9 comentários:

Anónimo disse...

Olá
De Freixiel, para mim, insculturas rupestres, sem dúvida - pelo seu valor...
Abraço
Esmeralda

Anónimo disse...

Olá
Um beijinho para toda a CRIANÇA onde quer que se encontre: quer geográficamente, quer dentro do coração de cada um...
Abraço
Esmeralda

PEREYRA disse...

Do património edificado, na tua lista, parece que não consta o santuário de Vilas Boas, para mim, o candidato, sem rival sério, ao primeiro lugar das maravilhas do concelho.

PEREYRA disse...

Ó Anibal,

A votação é no património edificado, na paisagem humanizada, no património natural ou em todos?
Gostaria de saber se as pontes de Vilarinho das Azenhas e de Abreiro (Vieiro), sobre o rio Tua, se fazem parte do património do concelho. Pessoalmente, acho lindíssima a linha do comboio e a ponte de ferro na dita estação de
Abreiro (territorio de Vieiro). A arquitectura do ferro no concelho deve ser motivo de orgulho para quem é de Vila Flor.
Conheço Freixiel e acho que a forca está bem em ser nomeada porque deve ser um edífício com características únicas, mesmo em Portugal, e o lugar onde está é belíssimo.
Quanto às restantes aldeias não posso dar sugestões porque não conheço.
O teu amigo deu-te uma boa ideia. Apesar da banalização dos concursos, não dúvida que o pretexto é excelente para se pensar no que há de importante e de menos importante, no concelho em termos de património comum.

AG disse...

Essa questão é muito pertinente Euroluso. A minha ideia é fazer a votação de “7 Maravilhas “ incluindo tudo (património edificado, paisagem humanizada, património natural). Um pouco como se pudesse juntar as Maravilhas do Mundo Antigo, as Maravilhas do mundo Moderno e o Património Mundial da Unesco, tudo em escala pequena, à escala do Concelho.
Sobre as pontes, nunca me questionei a esse respeito. Investiguei nalguns livros que tenho aqui em casa e não achei qualquer referência às pontes. Já estive nas 3 (duas no Rio Tua , uma no Vieiro e outra em Vilarinho das Azenhas e a ponte do comboio no Vieiro).
Mais do que uma votação no valor patrimonial ou histórico, será uma votação de afectos que sei que é o que pesará mais em grande parte dos casos.
Por coincidência o património classificado soma o bonito total de …7! Espero que não influencie o voto de cada um mas é ele: Arco de D. Dinis, Fonte Romana, Pelourinhos de Vila Flor, Freixiel e Vilas Boas, Forca de Freixiel e Cruzeiro de Santa Comba de Vilariça.

O Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Vilas Boas, estava na minha lista, mas no momento de colocar a lista no Blog não foi copiado (estava logo a seguir ao Pelourinho de Vilas Boas).

Anónimo disse...

A paisagem da serra da cabreira sobre freixiel, tal como os moinhos e a antiga Ponte de pedra também em freixiel talvez devam figurar na lista.E porquê não a biodiversidade do Concelho a fauna e a flora apresentam aspectos bastante interessantes.

Um abraço.

Anónimo disse...

Olá
...a 1639 pode ser uma das maravilhas???? Fantástica!!
Abraços
Esmeralda

AG disse...

Claro Esmeralda, a Barragem de Vila Flor, que muitos não sabem que se chama Camilo Mendonça, faz parte daquilo que eu designei por Complexo da Barragem do Peneireiro (Barragem, Piscinas, Parque de Merendas, Circuito de Manutenção, Campos de Ténis, Parque de Campismo, Mini-Zoo (praticamente fechado)).

Para quem não sabe a que se refere a Esmeralda, informo que a 1639 é uma fotografia da Barragem de Vila Flor, que coloquei noutro local, aqui:
http://www.flickr.com/photo_zoom.gne?id=532250823&size=l

Anónimo disse...

Olá
...eu apenas quis "dizer" quão bela e especial é essa foto para mim...e não me importar nada que fosse considerada de "maravilha"... mas é claro que as coisas não são assim...
Abraço
Esmeralda