25 junho 2007

As 7 Maravilhas de Vila Flor - Fotografias 10


Painel n.º10 de candidatos às 7 Maravilhas do Concelho de Vila Flor.

21 - Castelo, em Macedinho. O Castelo em Macedinho é um daqueles locais onde possivelmente pouco gente foi. Eu também só lá fui depois de ter dado início a esta cruzada das 7 Maravilhas. Trata-se de um antigo castro que foi romanizado. São bem visíveis os restos de muralhas. Tem uma bonita vista para Macedinho.

25 - Godeiros, no Nabo. A designação de Godeiros aparece aqui de forma bastante genérica. Num espaço de algumas centenas de metros podemos encontrar: uma habitat romano bem como restos de uma aldeia medieval; no alto de monte Godeiros há restos de uma atalaia; no sopé do monte pode admirar a Pala do Conde que é uma fraga xistosa formando uma gruta existindo uma sepultura escavada na rocha.

33 - Antas, em Sampaio. Tive muita dificuldade em encontrar vestígios de antas, em Sampaio, para poder fotografar. Estão referenciadas a Antela da Senhora da Rosa, a Anta da Senhora da Rosa e a Anta da Chã Grande. Nem mesmo os pastores me conseguiram indicar a sua localização.

44 - Barragem da Burga, Valbom. Um belo local para passar um fim de tarde. Aqui parece começar a desenhar-se o Vale da Vilariça. Rodeada de verdura as suas águas reflectem as cores frias do meio. O olhar estende-se para Sul, apetecendo voar ribeira abaixo.

55 - Complexo da Barragem do Peneireiro. É um local cheio de vida, agora que o sol vai aquecendo. Engloba as Piscinas Municipais, o Parque de Campismo, a Barragem Camilo Mendonça, o circuito de manutenção, um mini-zoo (agora despido de aves devido à Gripe das Aves), Parque de Merendas, Campos de Tenis, etc. Está em construção uma pista de atletismo. É um dos locais a não perder quando se visita Vila Flor.

59 - Paisagem vista do miradouro de Vila Flor. Nem todas as vilas se podem orgulhar de ter um Miradouro de onde se possa admirar . Além de ser possível ver todas as ruas e casas, olhando mais longe o olhar estende-se por mais dois ou três concelhos vizinhos. É um local muito procurado por casais de namorados.

Para votar clique aqui...

Sem comentários: