04 junho 2007

Festa das Maias em Folgares


Ontem estive em Folgares. Estavam a decorrer alguns jogos tradicionais no Campo de Futebol. Estranhei e fiquei um pouco preocupado. Eu anunciei a Festa das Maias para os dias 5 e 6 de Junho! Vistas bem as coisas, o erro veio da Agenda Cultural da autarquia que apresenta estes dois dias como os dias da festa!
Em Folgares, pude verificar que a Festa das Maias, que já se realiza à 25 anos, teve as primeiras actividades no dia 27 de Maio. Para o dia ontem estavam programados: um torneio de malha, o Jogo do Cepo e o Jogo do Galo.
Havia um grande número de participantes do sexo masculino e algumas jovens também (uma vez que estava também previsto o Jogo do Cepo, no feminino). Reconheci participantes de Folgares, Zedes, Pereiros e Areias (bastantes) e fiquei a saber que muitos dos participantes eram de aldeias do concelho de Mirandela.

Os prémios eram interessantes. A carrinha onde se encontravam parecia a Arca de Noé: borregos, galos, galinhas, coelhos, garnisés e pombas. Figuravam também como prémios presuntos, pás, salpicões, whisky e vinho. Pelos vistos os prémios contavam pouco, o importante era o convívio.
Para o depois dos jogos estava prevista uma feijoada para todos os participantes. Agradeço terem-me convidado mas não pude ficar até essa hora.
Depois de um curto passeio admirando a destreza de alguns jogadores, fui mostrar algumas rochas em Vale Covo, ao meu filho mais novo.
O Campo de Futebol de Folgares fica quase a 800 metros de altitude. Um pouco mais abaixo fica Vale Covo. A paisagem que se avista em direcção a Pereiros e Codeçais é magnífica. Tal como previa o meu filho ficou fascinado com as formas arredondadas e suspensas das rochas deste vale.

No dia 10 de Junho realiza-se em Folgares um Torneio de Tiro aos Pratos (e no dia 9 de Junho há treinos).

1 comentário:

Anónimo disse...

Estava navegando pela internet, vendo fotos de Portugal, quando descobri a Vila Flor. Que linda ! Nao a conhecia ! Fiquei maravilhada (!) com a votação das sete maravilhas de Vila Flor. E que maravilhas ! Estou tentando conhecer todos os lugares - imagens - para poder votar ! Parabens por esta iniciativa! Um abraco, sucesso, Armanda Alves - Rio de Janeiro - Brasil