16 julho 2007

TerraFlor, o quarto dia (15)


O último dia da Feira TerraFlor também esteve recheado de acontecimentos. Bem cedo rumei ao Nabo (não tão cedo como estava no programa, fui aprendendo...). No largo em frente à igreja, os caçadores matavam o bicho e ouviam algumas recomendações. Depois, todos rumaram para o local da Largada de Perdizes. Eu conhecia o local, é bem próximo do monte Godeiros onde em recentemente andei à procura de vestígios arqueológicos.
Distribuídos os caçadores, quase meia centena, esperava-se com expectativa a largada das primeiras perdizes. Reinava a boa disposição. Percebi de imediato que todos se conheciam à excepção do repórter que enervava alguns no acto de premirem o gatilho. As aves foram sendo libertadas e quase todas mortas. Era difícil passar por aquele muro de canos de caçadeira virados para o ar.
Estava perto de terminar a largada, mas achei que era hora de partir para Vila Flor, onde já deveria ter começado o XVII Concurso de Cabra Serrana e o III Concurso da Ovelha Churra da Terra Quente.
De facto, o recinto destinado a estes dois concursos já se encontrava cheio de criadores, especialistas e curiosos. Os animais estavam muito concentrados, não havia espaço para a fotografia criativa.
Pouco depois das 12 horas dirigi-me à Tenda 1. O concurso Maratona do Cachecol decorreu das 14 horas do dia 14, até às 12 horas de Domingo (15)! Chegou a altura de verificar qual das concorrentes conseguiu maior dimensão, uma vez que três passaram a noite no local, acompanhadas por um elemento da segurança, tricotando afincadamente. Contas feitas, Lurdes Ferreira tinha conseguido o comprimento de 6,65 metros para somar aos quilómetros já existentes. Também foi eleita a melhor decoração da Ovelha, um concurso para crianças, que consistia em decorar o desenho de uma sorridente ovelhina. O desenho vencedor foi o da Isabel Carvalho, que decorou a sua ovelha com tons e texturas bem femininas.
Aproveitei a hora de almoço, quando todos se dirigiram para os restaurantes existente no recinto da Feira, para tirar algumas fotografias com mais tranquilidade. Os animais colaboraram. Devem ter descoberto o prazer de ser o foco dos flashs!
Almocei na feira. À minha frente estava um pastor de Valtorno e outro da Alagoa. Aproveitei para saber algumas informações úteis sobre o terreno, para os meus passeios À Descoberta.
Durante o almoço começou a chover torrencialmente, durante um curto espaço de tempo. Decidi voltar a casa para descansar um pouco.
À noite o tempo melhorou de novo. A frescura da noite não foi suficiente para atrair muita gente à Feira, mas os artistas locais arrancariam mais aplausos do que durante os anteriores três dias os artistas profissionais.
A noite iniciou-se com o Grupo de Música Tradicional da ACR de Vila Flor, seguindo-se depois o Grupo de Cantares de Vila Flor, o Grupo de Cantares de Freixiel e Banda de Música.
A apresentação esteve a cargo de Tozé Martinho, que com entusiasmo, anunciou que se ia cantar o fado. Os artistas já eram conhecidos, foram os que participaram na Noite de Fados, a 7 de Março.
As vozes afinadas dos fadistas vilaflorenses deliciaram os presentes, que os aplaudiram entusiasticamente, gritando o seu nome.
Por fim subiu ao pouco o sr. Presidente da Câmara, para o sorteio de uma Scooter, e encerrar a Feira.
Embora possa voltar a falar da TerraFlor para mostrar mais algumas das fotografias das quase mil que tirei ao longo dos 4 dias da feira, devo dizer que este acompanhamento foi possível, porque me foi dado livre-trânsito na mesma (tal como o meu amigo Li tinha sugerido). Agradeço à organização na pessoa do Eng. Fernando Barros.
Fiquei surpreendido pela quantidade de pessoas que me “reconhecia”, graças ao “À Descoberta de Vila Flor” e me tratavam com toda a simpatia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ola. E ja acabou a feira..foi interessante?valeu a pena?gostou?Acha que valorizaram os produtos da região?Para os eventos,usaram os produtos e os recursos da região? Ja soube de casos, que não, e as pessoas ficaram desiludidas e descontentes com isso.. Não deviam recorrer ao que a região tem para dar?!e desta maneira dar a conhecer o que a região, Vila Flor e aldeias têm para oferecer? e desta maneira valorizar e promover o que as pessoas(região) tem para oferecer?!Infelizmente parece que há muito para melhorar e as pessoas que podem fazer por isso deviam promover e valorizar o que se faz na região..É o que tenho vindo a verificar...Marisa

Gostei de ver aqui o desenrolar da feira e seus eventos e espectáculos...como sempre a divulgar e muito bem o que acontece na região e de uma maneira muito apelativa. Cumprimentos. Continue com o bom trabalho

Anónimo disse...

O trabalho de "reportagem" esteve excelente! Com a carolice habitual de quem gosta do que vai fazendo...
Pena é que "A Feira" tenha estado muito longe do que seria de esperar...
Mas claro, como este ano o Michel não veio encher o "bornal" os "penetras" ficaram a perder...
Parece que nem o tempo ajudou!
Mas para o ano há (haverá?) mais!!!
Esperemos que não se transforme esta TerraFlor em "feira das vaidades", pois parece que pouco tem faltado... já que vaidades vai havendo muitas!!!
Valeu pelas reportagens!!!