25 agosto 2007

Festas de S. Bartolomeu


Hoje foi o último dia das festas em honra de S. Bartolomeu. Ainda ouço daqui o conjunto a tocar Simply the best mas já passa das duas da manhã.
Foi um dia cheio de animação que colheu de surpresa alguns (poucos) turistas que por aqui andavam. Apesar de feriado municipal, algumas lojas estiveram abertas (pelo menos de manhã).
A programação do Dia do Padroeiro que constava no cartaz das festas foi seguida à risca. Na Missa solene realizada às 11 horas na igreja Matriz, esteve presente um grande número de pessoas. Na igreja já se encontravam o andor de S. Bartolomeu e do Sagrado Coração de Jesus, prontos para a procissão. Surpreendeu-me o tamanho e a beleza da imagem do Sagrado Coração de Jesus.
Às 18 horas, uma majestosa procissão, percorreu as principais ruas da Vila. Foram 13 os andores que integraram a procissão, que contou também com a Banda de Música de Vila Flor e com o apoio do Agrupamento de Escuteiros e Bombeiros Voluntários.
Ao longo de todo o percurso milhares de pessoas assistiram à passagem da procissão, demonstrando algum respeito. Em muitas casas havia colchas nas janelas e lançavam flores à passagem dos andores.
À noite o Conjunto Musical Roconorte animou a a festa. E que animação! Foi seguramente o grupo mais barulhento que ouvi este Verão. Gente a dançar era o que não faltava! A Avenida Marechal Carmona estava completamente apinhada de gente de todas as idades. Ninguém arredou pé até à meia noite. Fui apanhado de surpresa pelo fogo de artifício. Não estava à espera que fosse lançado de um local tão baixo. O local é de boa visibilidade de toda a Vila, mas perde um pouco por se localizar na zona mais baixa da mesma. O fogo durou uns bons vinte minutos, que encheu o céu de cores, estrondos e de pássaros assustados que costumam dormir descansadamente nas árvores da avenida.
Depois do fogo, muita gente aproveitou para regressar a casa, mas a música (e a festa) prolonga-se pela noite fora.

2 comentários:

Anónimo disse...

...."À noite o Conjunto Musical Roconorte animou a a festa. E que animação! Foi seguramente o grupo mais barulhento que ouvi este Verão."

Sr.Professor não estaria mal colocado?eu estive lá e adorei ouvi-los.

Anónimo disse...

Olá Professor. maus uma excelente "cobertura" fotográfica das festas de Vila Flor. Parabéns...
Mas existe um erro, o grupo do dia 24 de Agosto era o Grupo Musical BelCanto e não o Grupo Musical Roconorte.

Um abraço e até breve

Miguel