05 setembro 2007

Parabéns! Um ano À Descoberta...


O Blog “À Descoberta de Vila Flor” completa um ano de existência. Foi no dia 5 de Setembro de 2006 que coloquei a primeira entrada. Este Blog “À Descoberta…” surgiu no seguimento de uma página web que mantinha já alguns anos, em Miranda do Douro, com o nome “À Descoberta de Miranda do Douro”. Embora recorrendo à tecnologia dos Blogues, o ponto de partida era o mesmo - fazer a reportagem dos percursos de bicicleta - que faria nos meus tempos livres, mostrando algumas das fotografias.
Estive vários anos praticamente afastado da fotografia por prazer, fruto de uma vida cheia de responsabilidades e de stress. As mudanças nível da política educativa que me levaram a abandonar o mestrado em Administração Escolar a meio e a necessidade de me libertar de todo o “ruido” que se vive na escola, foram alguns dos factores que fizeram com que este ano fosse diferente dos anteriores.

As alternâncias de montes e vales, as variações dos tons das estações, a calma que se vive pelas aldeias, estradas e caminhos, contribuíram para que eu me entregasse de forma mais apaixonada a percorrer cada recanto do concelho. O primeiro incentivo veio do meio natural, mas muitos outros se seguiram. Os primeiros visitantes do Blog, que felizmente ainda se mantêm assíduos, encorajaram-me. Falaram-me de tal forma que me senti na “obrigação” de não os defraudar, tentando melhorar cada vez mais. Estão neste grupo alguns colegas de trabalho, mas também o Rui Guerra, Esmeralda, Li, Cristiano Morais, entre outros. Também recebi apoio de vários grupos de pessoas, quer em grupo, quer de forma individual, do Clube de Ciclismo de Vila Flor, do Museu Dr.ª Berta Cabral, do site Ansiães Aventura e da Câmara Municipal (na altura da TerraFlor).
Apesar de sentir que as pessoas não são muito abertas ao primeiro contacto, as coisas foram melhorando e tenho que agradecer a muitos agricultores e pastores que, em muitos momentos, me mostraram o melhor caminho.

O número de visitas a cada freguesia ultrapassou largamente as minhas previsões, beneficiando algumas da sua localização estratégica, como ponto de passagem. Tanto quanto pude registar, recorrendo às fotografias, foram estas as visitas: Alagoa (4 visitas), Arco (3), Assares (7), Benlhevai (3), Candoso (3), Carvalho de Egas (11), Folgares (3), Freixiel (8), Gavião (2), Lodões (7), Macedinho (3), Meireles (4), Mourão (3), Nabo (4), Ribeirinha (2), Roios (8), S. Comba da Vilariça (7), Sampaio (5), Samões (9), Seixo de Manhoses (6), Trindade (5), Valbom (5), Vale Frechoso (7), Valtorno (9), Vieiro (4), Vila Flor e arredores (90), Vilarinho das Azenhas (3), Vilas Boas e Cabeço (16). Tentei respeitar a votação que está presente no Blog, mas também fui sensível ao feedback que recebia das pessoas. Estabeleci com Freixiel uma ligação especial, porque já tinha amigos nesta freguesia, mas também porque me receberam de forma excepcional. Também as pessoas do pequenino Macedinho têm sido muito agradecidas pelas minhas fotografias.
Por falar em fotografias, somei a bonita quantia de 31 445 fotografias sobre o concelho de Vila Flor, tiradas de 1 de Setembro de 2006 a 5 de Setembro de 2007. Felizmente existe a fotografia digital, caso contrário, ao preço de 100 escudos cada, daria mais de 3 mil contos de despesa. Foram colocadas no Blog, 723 fotografias (2,3%). Quase todas foram reduzidas para poderem ser colocadas, mas também para ser mais rápida a sua visualização. As maiores, muitas panorâmicas, foram colocadas noutro site e ligadas ao Blog, porque o Blogger iria reduzi-las automaticamente.
216 entradas e 300 comentários. O número de visitantes foi crescendo, totalizando 16 193 visitantes ( e 50 208 Page View), sendo o mês de Junho aquele em que se verificou mais afluência. Os picos de visitantes foram sempre às segundas-feiras. Durante Julho e Agosto houve uma ligeira quebra nas visitas.
Dediquei uma atenção especial à paisagem, à flora e aos monumentos. Com o tempo, foram aparecendo novas coisas a descobrir, como os poetas de Vila Flor, as festas e romarias, as feiras, etc. Quanto mais tempo dediquei ao Blog mais aspectos interessantes me foram tentando para a “Descoberta”. Mesmo durante o mês de Agosto, não tive coragem de parar, continuei à descoberta, com prazer.

Em termos de distância percorrida, somei 1457 quilómetros em BTT. Também fiz alguns percursos de carro, embora sejam uma minoria. Desloquei-me a todas as aldeias, mais de que uma vez, procurando faze-lo por caminhos diferentes. Subi a aos pontos mais altos do concelho (a quase todos os marcos geodésicos). Por várias vezes saí do concelho de Vila Flor, percorrendo algumas terras dos concelhos de Alfândega, Carrazeda e Mirandela.
Depois de este olhar para trás, o que nos espera para a frente? Há tanto para descobrir!
Apenas posso prometer a vontade de continuar a mostrar, em palavras e fotografias, as particularidades que vou descobrindo no concelho. Para além de tudo que pode ser descoberto nas aldeias, há também muitos motivos de interesse na Vila. Parecem estar criadas as condições para iniciar mais um ano com boas perspectivas. Reitero o que já disse: Quem quiser pode vir comigo...

Não podia terminar este balanço de um ano “À Descoberta” sem falar nos que me estão mais próximos, os meus filhos e a minha esposa. Apesar dos muitos momentos em que estou ausente, sempre foram (e serão) os fãs número um do Blog e os primeiros apreciadores das fotografias, quando chego a casa suado, mas eufórico. São de uma paciência impar.

19 comentários:

Arte Floral disse...

Parabéns!!Já passou um ano.. Mas cada vez as suas fotos e descrições estão melhores!Continue com o bom trabalho. MD

Anónimo disse...

Muitos parabéns pelo seu trabalho e pelo blog. Este blog é uma das 7 maravilhas do concelho.
Agustin- Macedinho

Anónimo disse...

Este é um dos meus blogs favoritos, por isso, os meus PARABÉNS por este excelente trabalho "à descoberta de vila flor". Desejo-lhe boa sorte e continuação de bom trabalho...

Alexandrina Areias

Anónimo disse...

meus parabéns pelo seu blog, e espero que ele faça muitos aniversários e como bem disse o nosso amigo de macedinho este blog é sem dúvida uma das sete maravilhas mas não só do concelho e sim do mundo, pois é graças a ele que nós aqui do Brasil podemos acompanhar diariamente as noticias deste lugar maravilhoso que é Vila Flor, um gde abraço e boa sorte.
Marcelo Belchior Suzano-São-Paulo/Brasil

Anónimo disse...

Ola
Parabens! Obrigada por TUDO. Trabalho de EXCELENCIA.
Quando voltar ao meu meio, prometo escrever mais.
Um pedido: eu sei que ha muitas pessoas que visitam o blogue mas, o Mestre Anibal, MERECE QUE LHE ESCREVAMOS MAIS. FORÇA AI... ATE PODE SER NOUTRO IDIOMA...
QUE MARAVILHA DE FOTOS!!!!
Abraço-vos
Esmeralda

Anónimo disse...

Est� mesmo de parab�ns pelo excelente trabalho. Conseguir o que aqui se v� e ainda misturando prazer no que faz n�o � para um qualquer.
Um Mestre � sempre um Mestre, sinto saudades de alguns momentos de conversa, gostaria de ver o "� Descoberta de Miranda do Douro" actualizado mais vezes, quando puder n�o deixe de voltar aos terrenos Mirandeses.

Abra�o.
L.A.

Anónimo disse...

Não posso deixar passar este aniversário sem mais uma vez lhe dar os parabéns pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver. Estou viciada no Blog e a comprová-lo são as visitas que quase diariamente lhe faço, mas confesso que já não sei o que me motiva mais, se o que escreve se as magníficas fotografias com que nos presenteia.
Muito obrigada
Candida Martins

Anónimo disse...

Olá
PARABÉNS.
Como o tempo passa.
com tanta coisa nova nem se dá conta de como o tempo não pára.
Ainda bem que no-lo lembraste.
Agora o 2º ano vai aquecer. esperamos.
Um abraço e votos de longa vida e felicidades para o bando dos quatro que tão bem ficaram na foto.
com amizade.
Li Malheiro

At Ento/ViverParambos disse...

Do "ViverParambos" para o "À Descoberta de Vila Flor"
Saudações especiais para o Blog e respectivo bloguista que tanto marcou o tempo que passa em Vila Flor.
Nada foi como dantes, pois por aqui passamos a saber muito mais sobre a vizinha Vila Flor e de todos os lugares e as respectivas gentes, histórias, pedras, vegetação e paisagens. Visão minuciosa nos enquadramentos fotográficos e nos relatos escritos uma clareza em que a realidade que conhecemos se complementa de forma tão natural que parece que somos nós a pensar.
Por tudo isto e pela amizade que tens revelado para com a nossa gente, os nosso votos de novos desafios sempre com espírito de partilha.
Saudações com a nossa Amizade.
At Ento

Anónimo disse...

Sem sombra de dúvidas os meus sinceros parabéns pelo seu esplêndido trabalho.
Trabalho este que nos remete à beleza que esta graciosa terra esbanja. Espero que continue a mostrar-nos esta maravilhosa terra (por acaso foi quem me viu nascer) porque para nós que estamos longe é um muito reconfortante poder aceder à nossa terra por um simples click.
Muito obrigado por tudo

AG disse...

Agradeço a todos...
fico emocionado com as palavras que me dirigem.
Há coisas que ultrapassam a razão. Entram no campo dos sentimentos, das emoções, coisas que o dinheiro não compra, nem o conhecimento dá. Mais do que palavras e fotografias, pretendo transmitir um estado de alma, simples, feliz, apaixonada por viver cada momento e cada lugar como sendo únicos. Todos somos necessários para nos sentirmos bem.

Um abraço
Aníbal

Anónimo disse...

Parabéns pelo excelente trabalho, que nos dá a conhecer tão bem Vila Flor e não só.
Parabéns ainda pela pela excelente família.
Um abraço à Eulália, ao Rafael e ao António

guedesnet disse...

Muitas das visitas são minhas, parabéns.
Um abraço
Tozé

PEREYRA disse...

Parabéns! Força para outro aniversário.

Unknown disse...

Muitos Parabéns pelo excelente trabalho que tem realizado.

Este blog, além de diminuir a distância e a saudade desta terra que me viu crescer, fez também despertar a curiosidade de amigos que conheci por outras terras que fui passando. Estas excelentes fotos são o ponto de partida para a "descoberta de Vila Flor" e respectivo concelho.

Portanto, resta-me agradecer pelo trabalho que tem feito e desejar-lhe a continuação desta etapa sempre no seu melhor.

Já agora, a pedido próprio e de amigos, gostaria de ver neste blog, a história, lendas, músicas, tradições... da minha aldeia natal: o NABO.

Por tudo, o meu muito Obrigado.

Joaquim Guia

Anónimo disse...

a sua página tornou-se na minha favorita. Parabéns pelo 1º aniversário. continue. inspiradas nao seu blog eu e mais duas amigas fomos À descoberta do que sabíamos estar lá, mas não tínhamos ainda visto. continuação de bom trabalho
irene

MaR disse...

Mais uma vez passo por aqui.. Nao conheci este blog desde do incio, mas estive a ver tudo e sem duvida tem vindo a melhorar e ver aqui a minha terra, Vila Flor, faz me sentir saudades.. e é bom vir aqui para ver a minha terra e o concelho para matar saudades..Espero que continue com o descobrimento por esta terra. Fez e tem vindo a fazer um trabalho mt bom.Mais uma vez parabéns!!

Anónimo disse...

Olá
(...para a 1ª foto - lindíssima!!!)

Ei-lo na ânsia do indecifrável;
Confiante (mesmo) na rota de bréu!
Vai rolando... sempre determinado;
Reflectido em chão d'oiro do céu!
Abraço
Esmeralda

AG disse...

Esmeralda, quase podias identificar este sol. É o que se sente na estrada de Freixiel, quando o astro rei começa a aproximar-se do ALto da Gralheira, em Folgares. Olhando para o Vale que acolhe Freixiel e se estende até ao Tua, respira-se o próprio granito, em comunhão com as escarpas que nos rodeiam.