23 outubro 2007

Jacinto - Scilla autumnalis L.

Nos primeiros passeios de Setembro, encontrei várias vezes esta pequena planta florida. Se já a tinha visto antes, nunca me chamou a atenção, o que acho difícil, devido à sua singela beleza. Trata-se de um jacinto (Scilla autumnalis L.), conhecido em Portugal também pelo nome de cila-de-Outubro. Não sei o nome vulgar por que é conhecida em Vila Flor. Reparei nela no dia 4 de Setembro, em Samões, mas também já a encontrei nos montes de Roios e no alto da Serra de Bornes.
A inflorescência (racimo) eleva-se a poucos centímetros do chão, sem folhas visíveis, suportando flores em forma de estrela com 6 pétalas (mais correctamente 3 pétala e 3 sépalas que são idênticas). Curiosamente, não sei se tem algo a ver com o terreno, a coloração das pétalas não me parece igual, indo de tons mais magenta, ao azul da alfazema. A floração acontece gradualmente, de baixo para cima. As folhas aparecem aquando da abertura das últimas flores.
Pertence à família das Lileaceas. Como tal, possui um pequeno bolbo, que no fim do Verão se manifesta, florindo durante os meses de Agosto, Setembro e Outubro. O sinal é dado com a queda das primeiras chuvas. Desenvolve-se em matos, terrenos incultos e encostas pedregosas, sendo possível encontrá-la em todo o país e quase toda a Europa e Sul da Grã Bertanha.

3 comentários:

Rosa disse...

Muito boa fotografia!

Unknown disse...

Quanto a rega vc sabe informar?

Unknown disse...

olá, quanto a rega vc sabe informar?