28 outubro 2007

Uma tarde junto ao Rio Tua


Hoje, não foi um dia qualquer… Além de ser um dia com 25 horas foi também aproveitado para um descansado passeio, em família, ao Vilarinho das Azenhas. Tinha curiosidade em ver o Outono à beira rio.
O dia estava bastante cinzento e algo frio. Quando descíamos em direcção a Vilarinho das Azenhas, toda a paisagem estava pintada de tons cinza, muito pouco animadores. Descemos pelo interior da aldeia mas só parámos mesmo junto à ponte, sobre o rio. Havia no local 3 ou 4 pescadores, mas segundo a sua opinião, o dia não estava bom para a pesca.
Descemos até junto da água. Aproveitei para fazer alguns disparos encorajando o meu filho António que também tem algum gosto em “dar ao gatilho”.
Com o céu pardacento, centrei a minha atenção nas folhagens e na água do rio. A folhagem não está ainda com as melhores cores outonais, talvez daqui a uma semana. As nuvens escuras com algumas abertas ganhavam cores dramáticas quando reflectidas na água. Das fotografias saem ambientes carregados de magia.

Voltámos de carro à entrada da aldeia. Estacionámos junto à estrada que segue para o Cachão e voltámos ao rio. Neste local há outra açude que proporciona bons ângulos fotográficos. É pena que haja uns fios eléctricos mesmo por cima do rio.
Enquanto passeávamos junto ao rio, ocorreu-me a ideia de que este pode ser o último Outono do Tua. Pelo menos do Tua como o conhecemos. Não sei qual será a transformação que ocorrerá no leito do rio depois de construída a barragem prevista. Certo é que a cota da barragem dificilmente poderá afectar muito o leito, neste local. As últimas indicações davam conta de que a linha do Tua poderia manter-se em funcionamento. Sabendo os políticos e a comunicação social que temos, devemos ter cautela em acreditar em tudo o que se ouve.

Gosto muito de visitar o Rio Tua, tal como o Sabor. As fotografias de hoje mostram uma forma própria de o olhar, um momento, um flash que nunca mais se repete. Gosto tanto delas, que, possivelmente, utilizarei outras, das mais de duas centenas que hoje fiz. Escolhi 3, espero que apreciem a minha escolha.

7 comentários:

Anónimo disse...

Olá.
Lindo, lindo este Tua que é rio e ainda corre livremente até à foz.
Simplesmente magnificas.
Um abraço.
Li Malheiro

PEREYRA disse...

Sim, Anibal, tira muitas fotos ao Rio Tua e dá-no-las a conhecer.São postais lindíssimos, as fotos que apresentas.
A partir de Quarta até Segunda estarei por Trás-os-Montes. Dia 2 estarei em Travancas, Chaves. Irei à Feira dos Santos na cidade, e a Vinhais à Feira da Castanha. Gostava de ir ao Tua, de comboio, mas receio não ter tempo. Será que ainda não é desta que nos vamos conhecer?

AG disse...

Obrigado Li. Vem até cá acima para fazermos uma caminhada ao longo do rio.

Euroluso,
Eu também me vou dividir por vários locais, sendo certo que no dia 2 estou em Vila Flor, a trabalhar. Dias 3 e 4 também devo estar por perto. Aqui fica o meu contacto: 9 1 4 0 4 6 6 7 8

Anónimo disse...

Olá
É verdade: fotos simplesmente fantásticas!!!!
Também eu, euroluso, estarei nesse período por Trás-os-Montes...Mirandela...Vila Flor...
Eu estou desconfiada e já te fiz uma pergunta, à qual não respondeste, lembras-te? De de qualquer forma vou fazer-te uma outra: tens uma prima chamada Beatriz??? Se és quem penso, foste ao meu casamento! Vá lá, responde e satisfaz a minha curiosidade...
Abraços
Esmeralda

PEREYRA disse...

Olá, Esmeralda,

Não devo ter lido a pergunta ou não percebi.
Tenho duas primas com o nome de Beatriz. Se és quem penso, sim, fui ao teu casamento e fui padrinho de casamento da tua cunhada! lol
Como o mundo é pequeno! Gostava de vos encontrar! Aparecei por Chaves!

mario carvalho disse...

Caro Aníbal

Parabéns pelas fotos e pelo bom gosto
Solicitávamos o favor de divulgar
quer no seu blogue quer em todos os contactos possíveis
disponha
mario

Gostariamos de convidar todas as pessoas que tenham disponibilidade de se deslocar a Mirandela no próximo sábado dia 10 de Novembro a colaborarem num debate, patrocinado pela Camara Municipal e seu Presidente Dr José Silvano e o Movimento Cívico de defesa da Linha do Tua(MCLT), subordinado ao tema "Futuro e linha do Tua " pelas 15H30 no Auditório da Camara.

obrigado

mario sales de carvalho

linhadotua@gmail.com
www.linhadotua.net

Anónimo disse...

Um Olá para todos os amigos do Blogue!
Estive ausente e cheguei agora mesmo.
Pois é, Adr...: e não é que eu queria ir para Vinhais, p'rás castanhas assadas, naquele assador gigante, na passada quinta-feira e o teu primo não quis!!!! Parece que estava a adivinhar. Mas te garanto: se eu tivesse visto a tua resposta, havia de o convencer (lol)...
Estou contente por saber de ti por aqui....outras formas de contacto temos à nossa disposição... Vou falar de ti ao El...Estive com as duas Beatriz, hoje às dez da manhã. Ficaram bem.
Um beijinho para ti e família.
Outro para a família Gonçalves - os grandes culpados!!!!
Esmeralda