04 dezembro 2007

Barragem de Valtorno/Mourão

A Barragem Mourão-Valtorno é hoje notícia na rádio RBA. A falta de água preocupa as pessoas e leva-as a pensar nos investimentos que foram feitos e nos futuros. Se a inauguração desta barragem contou com os políticos de primeira linha, o seu esvaziamento não mereceu atenção, não convinha a ninguém. Este empreendimento que custou dois milhões de euros, destinado a reforçar a capacidade da Barragem do Peneireiro, não tem desempenhado a sua função. Não sei se alguém consegue identificar uma barragem na fotografia. O cenário em 21 de Outubro era de obras e não de obra terminada!
O presidente da Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, Alexandre Chaves, na altura da inauguração, assegurou que a região transmontana já se encontrava livre do cenário da seca! Estaria a falar desta região?
Para complicar as coisas as águas residuais de Valtorno parecem estar a contaminar a água da barragem. Não me admira nada. Presenciei já várias situações semelhantes, e, não sendo exclusivo de Vila Flor, não me deixaram nada feliz. Em Seixo de Manhoses, Vilarinho das Azenhas, Vila Flor, Arco, só para citar alguns exemplos, as águas escorem pelos rios ou ribeiros, espalhando no mínimo má imagem e mau cheiro. A água que corre na torneiras tem mau aspecto (tem melhorado) e parece-me não haver água (ou falta de vontade) para rentabilizar outro investimento que foi a piscina aquecida. Apesar de tudo isto, parece-me que os vilaflorenses vão pagar os mesmos impostos.
Não nos devemos preocupar. A iluminação de Natal está a ser preparada e dará com certeza fotografias interessantes que prometo mostrar. Até lá, ... vamos esperando a chuva.

3 comentários:

Templo do Giraldo disse...

http://templodogiraldo.blogspot.com/


Passem por aqui e comentem! SAUDAÇÕES.

Anónimo disse...

es precioso esta pag. a mi me trai muitas recordacoes como portuguesa ese mourao precioso as pequenas festas que tantos momentos felizes nos habeis dado. beijos para: a familia moutinho.

Anónimo disse...

ola tenho a minha familia no mourao e para mim e muito importante ver fotos ou paisagens destas aldeas que em tantos anos fui realmente feliz junto a minha familia. sou emigrante como miles de personas por isso tenho a necessidade de ver esta pag. para que a saudade seja mas amena. obrigado por todo.