02 janeiro 2008

Exposição de Fotografia - Testemunhas (1)

O Blog À Descoberta de Vila Flor decidiu dar um passo mais à frente; deixar o mundo virtual e passar ao mundo real, àquele a que as pessoas estão (avam) mais habituadas. Depois dos desafios de alguns amigos para levar a Descoberta um pouco mais além, colocá-la em papel, sob outros formatos, optei pela exposição fotográfica. Não é minha intenção usar as fotografias do Blog, algumas bem dignas, para realizar uma exposição fotografia. A ideia é fazer algo diferente, interessante, bonito, mas que se entenda como um prolongamento deste quase ano e meio de Descoberta do concelho de Vila Flor, já mostrado no Blog.

Na sondagem realizada on-line, foi colocada a questão: Gostaria de ver fotografia deste Blog expostas na galeria de exposições do Centro Cultural de Vila Flor, em Vila Flor?
Até 31 de Dezembro 444 pessoas responderam à pergunta. A distribuição dos votos foi a seguinte:
Não - 118 votos (26%)
Não, a Internet é a maior galeria de todas - 14 votos (3%)
Sim - 55 votos (12%)
Sim, já lá deviam estar. Eu vou ver - 257 votos (57%)
Se já conhecia um vasto grupo de pessoas que visita o Blog e me incentiva continuamente, verifico haver um grupo de pessoas que, por qualquer razão, não pensam de mesma forma. Mas, mesmo dizendo que não à exposição, visitaram o Blog e isso já me deixa feliz. A exposição vai mesmo realizar-se. O meu desejo é que todos os que gostam de Vila Flor, os que gostam de fotografia, ou os que não gostam nem de uma coisa nem de outra, a possam visitar. Vai chamar-se “Testemunhas” e vai estar na Galeria de Exposições do Centro Cultural de 1 a 31 de Março de 2008.
O meu trabalho ainda não está terminado, mas, vai tratar-se de uma exposição possivelmente só a preto e branco, retratando trabalhos em ferro, de portões, gradeamentos e varandas de Vila Flor, mas também de algumas freguesias do concelho.
Mais próximo do evento, voltarei a falar do assunto, revelando mais alguns pormenores.

9 comentários:

Anónimo disse...

A ideia de por algumas fotos do blog numa exposição poderá ser interessante! No entanto será que todo e qulquer blog deve fazer uma exposição das fotos constantes no mesmo? Será também que o Centro Cultural vai permitir que lá se exponham fotos de todos aqueles que gostam de fotografar Vila Flor? Esperemos que sim! Que todos os que vão fazendo umas fotos de Vila Flor possam vir a ter a oportunidade de, durante um mês (!!!), poderem ter fotos suas num espaço público desta dimensão... Vamos esperar para ver... Para já, o precedente está criado e lançado... Vamos aguardar e fazer força para que "isto" seja para todos!

AG disse...

Caro anónimo, fico contente por Este Blog e as fotografias que faço terem conduzido àquilo que apela de precedente. Embora não possa falar em nome de ninguém, custa-me a crer os espaços só se abram a quem vem de longe.
O Blog e as fotografias que coloco noutros sites, têm levado a imagem do concelho de Vila Flor, na Internet, onde me parece que nunca tinha chegado. Não se trata de tirar umas fotografias, trata-se de mostrá-las sem complexos e faze-lo por prazer e não para agradar a, b ou c. Eu seria o primeiro a visitar qualquer exposição sobre Vila Flor, fosse ela de pintura, fotografia ou ponto cruz. Não desfaço do trabalho dos outros. Para entender qualquer forma de arte, para além do trabalho do “artista” é necessária sensibilidade. Sem ela, nós somos unidades de carbono e o que está a ler são bits.

Anónimo disse...

Caro Aníbal.
Bom ano de 2008,para ti e todos os bloguistas.
Ainda bem que vais avançar com a iniciativa,tens todo o meu apoio,aliás como teria qualquer outra pessoa,natural,residente ou não em Vila Flor.Assim surja projecto e eu vou logo por trás empurrar,porque se for para dar a conhecer a minha terra,nem que seja o Bin Laden.
Aliás,este projecto teu merece toda a credibilidade,pela qualidade e conteúdo das fotos,os locais alguns assumidamente desconhecidos,da grande maioria dos Vilaflorenses e conteúdo agrtadável,enriquecedor dos textos que acompanham as fotos.Pelo que se houver por aí trablahos como este,lá estarei.Para já,fico contente por te decidires avançar,outros tenham a corajem de o fazer também.
Mais uma vez caro Aníbal,obrigado por perderes algum do teu tempo a divulgar uma terra que até nem é a tua,com uma qualidade indesmentível.Como Vilaflorense obrigado.Fico á espera.
Rui Guerra

Unknown disse...

Caro Anibal
Não podería deixar de manifestar a grande contribuição que dás quando divulgas coisas na nossa terra. Suas iniciativas são magníficas. Parabéns, e tenha um excelente 2008.
Antonio Augusto Gonçalves
São Paulo
Brasil

Anónimo disse...

Olá
Pegando nisto:

"No entanto será que todo e qulquer blog deve fazer uma exposição das fotos constantes no mesmo? Será também que o Centro Cultural vai permitir que lá se exponham fotos de todos aqueles que gostam de fotografar Vila Flor? Esperemos que sim!"

Como é obvio não são quaisquer fotos de um qualquer blog que poderão ser expostas. Pelo que conheço do autor deste blog, as fotos terão uma grande qualidade como se tem visto aqui e noutros sites do mesmo, pelo que não tenho dúvida do grande sucesso desta exposição.
Farei os possíveis para poder visitá-la.
Cumprimentos e Bom 2008.

Anónimo disse...

xo_ox disse: "nós somos unidades de carbono e o que está a ler são bits" ... e, claro, o que vemos nas fotos são ... pixels!!!!

Anónimo disse...

Caro anónimo! Que se passa afinal,qual o incómodo da exposição de fotografia,nas galerias do Centro Cultural?
Diga-nos por favor,o que o incomoda tanto.Se as fotos serem extraídas dum blog(não pode?),se apresentadas por alguém,duma forma completamente desinteressada e de espirito aberto.Diria, apenas pelo amor á natureza,ao passear ao ar livre,em contacto directo com a natureza,fotografando tudo quanto lhe parece interessante.
Caro amigo,venha daí,pelo que vejo é capaz de fazê-lo também com a mesma qualidade e (des)interesse,percorrendo caminhos,montes e vales,saindo do "bem bom" do sofá,bafejando-nos,especialmente aos que amam Vila Flor,noite após noite no seu blog,com fotos fantásticas,que mais tarde e em tamanho postal,ou maior iremos,também poder apreciar,numa monumental exposição no Centro Cultural.Estou ansioso e todos ficámos á espera,aliás aquele espaço do C.Cultural,tem mais sentido quanto mais estiver ocupado,com arte,seja pintura,fotografia artesanato ou simples desenhos Natalicios das crianças das Escolas do concelho.Aliás,nem o entendo de outro modo,porque os equipamentos culturais ou desportivos devem ser rentabilizados ao máximo.Entretanto todos lá estaremos para apreciar e porque não criticar,,se for o caso,mas deixem a liberdade de expressão fluir...,por terras de Vila Flor.
Ah,já me esquecia caro amigo anónimo,convém indicar nas fotos o nome do seu autor(nem que discretamente),assim poderemos dar-lhe os Parabéns.
Vila Flor -RUI GUERRA-7/1/2008

Anónimo disse...

Olá
Vamos lá a ver:
1 - EU VOU VER A EXPOSIÇÃO. 500KM não são nada.
2 - QUEM MAIS PROVAR SER MERECEDOR, também pode contar comigo.
3 - É DEVERAS DESILEGANTE e denunciador de uma ATITUDE COBARDE quem se manifesta pr'ó desagradável e, NÃO ASSUME, assinando.
4 - A PROPÓSITO da FOTO 839, o Aníbal, FOI CONVIDADO POR UM ARTISTA, PARA EXPOR NA CAPITAL, os seu trabalhos, já em 2009, caso queira, naturalmente.
5 - NÃO SERÁ NECESSÁRIO QUERER; SERÁ NECESSÁRIO MOSTRAR MERECER.
6 - NÃO É BOM NEM JUSTO JULGAR POR ANTECIPAÇÃO.
7 - AS CHATICES NADA RESOLVEM: CONSOMEM quem as provoca; DETERMINAM os potenciais visados.
8 - HÁ SEMPRE TEMPO PARA RECONSIDERAR...
9 - ...E ASSIM SENDO...

10 - TOCA DE IRMOS TODOS (como dirá um bom transmontano)À EXPOSIÇÃO para, INEQUÍVOCAMENTE, NOS SENTIRMOS VERDADEIRAS TESTEMUNHAS. Das "TESTEMUNHAS" do Aníbal!
Grande abraço da,
Esmeralda

Anónimo disse...

Primeiro de tudo, quero dar os meus parabéns ao Sr. Aníbal pelo seu fantástico trabalho desenvolvido.
Como Vila Florense que sou, sinto-me extremamente orgulhosa por alguém tão talentoso conseguir captar a essência de toda essa bela região.
Como assídua presença neste blog, e acompanhando o trabalho do Autor desde os seus primórdios, acho de terrivel mau gosto um comentário referido pelo dito anónimo que nem coragem tem para se identificar, atitude de cobarde...a meu ver! Porque se realmente tem algo a dizer, e vivendo numa dita democracia, tem direito à sua opinião mas meu senhor/a dê a cara, não seja cobarde. Acho que só lhe ficava bem! Mas enfim...nada se pode fazer quanto à terrivel falta de formação alheia. Como diria Rui Guerra "Qual seu incomódo?" também que expor? tem familiares que querem expor? Então à boa maneira portugues "mexa os cordelinhos" e saia do conforto do seu sofá, faça pela vida. Porque sinceramente, ainda não consegui atingir o porquê de tanto incómodo pela sua parte, devido à fraca capacidade de argumentação aliada à cobardia inerente. Sinceramente parece-m imbirração sua....
Espero sinceramente que esta exposição decorra efectivamente, pois eu estarei bem orgulhosa se isso acontecer. E desde já apelo que se alguém também detém um portfolio de "obras" a expor que o faça pois este tipo de guerrinhas apenas prejudicam Vila Flor. Sejamos unidos meus amigos, o contrário não nos leva a lado nenhum.
Como sempre deixo aqui a minha palavra de apoio ao excelente trabalho do Srº Aníbal Gonçalves.
Com os melhores cumprimentos.
Diana Santos