02 fevereiro 2008

Desfile de Carnaval em Vila Flor


Realizou-se no dia 1 de Fevereiro mais um desfile de Carnaval que juntou todos os alunos de 1.º e 2.ºCiclos e crianças do pré-escolar do concelho. A organização do cortejo esteve a cargo da Câmara Municipal, Agrupamento Vertical de Escolas e Santa Casa da Misericórdia.
A par da alegria já tradicional neste tipo de eventos, destaca-se o colorido e a variedade de vestimentas, principalmente dos mais pequenos. Havia de tudo, pinguins, anões, brancas de neve, mas principalmente cenouras, laranjas e toda a espécie de frutos e legumes. Traziam também panelas, tachos e colheres, com que pensavam cozinhar os cestos de verdadeiros produtos alimentares que transportavam. O tema do desfile, para os alunos do Agrupamento de Escolas, era a alimentação e actividade física. Não admira, portanto, que quase todos os grupos ilustrassem aspectos relacionados com a alimentação e outros, desportos como o futebol ou o ciclismo.
Eu sou a laranja
Venho do pomar
Tenho vitaminas
P’ra te alimentar.

Eu sou o morango
Gosto do calor
Quando estou vermelho
Tenho bom sabor.

Eu sou a banana
Não existo cá
Gosto do calor
Das bandas de lá.

Também os Gigantones de Valtorno emprestaram alguma animação inclusive sonora, com os seus gigantes desfilando, animando uns, assustando outros.
No final do desfile, à frente da câmara, queimou-se o Entrudo para espanto de alguns dos mais pequenos.
Depois de comerem uma sandes e beberem um sumo, cada um regressou à sua terra, para uns dias de pausa lectiva, que marca o meio do no escolar.

Andamos nas ruas
Porque é Carnaval
Vestidos de cozinheiros
Ninguém leva a mal.

A roda dos alimentos
Fornece-nos informação
Ensina-nos a comer
Sem ser um comilão.

Comer muitas hortaliças
Arroz, batatas e pão
Chocolates e rebuçados
A isso digo não.

1 comentário:

Anónimo disse...

ta muito giro principalmente a que diz assim "a roda dos alimentos fornecenos grande informaçao ensinanos a comer sem ser um comilao"