20 fevereiro 2008

Flor do Mês - Janeiro 08

Estando eu em Vila Flor e sempre atento ao Reino Vegetal, decidi criar uma nova rubrica no Blog, chamada Flor do Mês. No ano passado fotografei imensas espécies vegetais que acabei por não incluir nas fotografias dos meus passeios. Eu gosto de acrescentar sempre alguma coisa às fotografias das plantas, seja uma pequena descrição botânica, seja alguma curiosidade, ou mesmo só o nome científico. Nem sempre é fácil. Apesar de ter tido alguma formação em sistemática, não pratiquei durante muitos anos e não tenho a bibliografia necessária para fazer as coisas com rigor. A Internet é uma boa fonte de informação mas nem sempre há boa informação ou informação suficiente. Mesmo não se tratando de um trabalho rigoroso, dá-me prazer investigar a classificação e algumas curiosidades sobre espécies vegetais que vou encontrando e que podem ser vistas na etiqueta flora.
A flor que escolhi para o mês de Janeiro é a de uma planta do género Erica. Embora apareça em flor durante o mês de Janeiro, como mostra a fotografia tirada a 2 de Janeiro, a floração é mais típica de Fevereiro. Gostava de conseguir identificar a espécie, mas não é fácil. A lista de Ericas que existem em Portugal e as semelhanças entre as várias espécies dificulta a identificação. Já tenho encontrado a Erica arborea L., a Calluna vulgaris (L.) Hull, estas mais fáceis de identificar. Esta poderia ser a Urze-roxa (Erica cinerea L.) mas só deveria florir em Março. Mas há mais espécies candidatas. Eu inclino-me para a Erica australis L., ou torga-vermelha, com floração entre Fevereiro e Agosto.
As fotografias foram conseguídas na Serra do Facho, bem próximo de Vila Flor, numa zona onde também abunda o medronheiro (Arbutus unedo), nesta altura carregado de medronhos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Óptima ideia!!!