05 abril 2008

De volta ao pedal

No dia 4 de Abril retomei os meus passeios de bicicleta. O mês de Março não foi muito positivo. O facto de estar na exposição de fotografia aos fins-de-semana, o apagamento da máquina fotográfica, o descontentamento com a bicicleta que acusa o mau uso e também um pouco de acomodação, contribuíram para muito sedentarismo.
Munido da nova máquina fotográfica mas com o físico um pouco enferrujado, decidi dar um passeio numa área não muito distante de Vila Flor, tentando percorrer alguns trilhos da prova III Rota da Liberdade, em BTT, que vai ter lugar em Vila Flor no próximo dia 20 de Abril.
Saí em direcção à Fonte do Olmo, mas depois segui pela retaguarda da Quinta de S. Domingos até perto de Samões. Virei a poente em direcção ao campo de futebol de Samões e continuei até ao marco geodésico do Concieiro, perto do Santuário de Santa Cecília. Virei a Sul e foi encontrar a estreita estrada que segue da Barragem para o Seixo de Manhoses. Virei para a barragem. Tentei ladear o Parque de Campismo por sul, mas o trilho que aí existe está agora vedado. Contornei a Barragem por Norte e segui de novo em direcção ao campo de futebol de Samões. Segui depois em direcção à estrada nacional N215, muito próximo da zona industrial de Vila Flor. Subi ao longo da Quinta de Carvas, contornei todo o morro do Facho, por Trás-da-Serra, chegando ao pôr-do-sol ao miradouro da Senhora da Lapa. Aproveitei para admirar a paisagem até o tempo se esgotar. Voltei a Vila Flor.

O passeio não foi muito longo, mas foi o suficiente para “castigar” o corpo e para explorar as potencialidades da nova máquina fotográfica. Não vai ser fácil esquecer todas as potencialidades que permitia um total controlo dos parâmetros da fotografia. Esta máquina é totalmente automática, não permitindo praticamente nada mais do que enquadrar e disparar, o que é muito pouco. Neste primeiro contacto, o entendimento foi difícil. À parte o generoso zoom 10X (equivalente a 280 mm numa câmara analógica), tudo me pareceu muito limitado. Pode ser desconhecimento e falta de habituação, vamos tentar de novo numa próxima oportunidade.
Quilómetros deste percurso, em BTT: 23
Total de quilómetros em bicicleta: 1778

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom blog e boas fotografia. Visite o meu:
http://fotografiafernandopeneiras.blogspot.com
Um abraço
Fernando Peneiras