13 maio 2008

Nossa Senhora do Rosário, Feixiel


Hoje, 13 de Maio, achei que podia visitar algum lugar dedicado ao culto a Nossa Senhora. No concelho de Vila Flor não é difícil encontrar um local de culto mariano e quase todos os santuários Lhe são dedicados: Senhora da Lapa, em Vila Flor; Senhora da Assunção, em Vilas Boas; Senhora da Assunção, em Candoso; e Senhora do Rosário, em Freixiel; Senhora de Fátima, em Alagoa. A única excepção, é o santuário de Santa Cecília, no Seixo de Manhoses. Optei pelo Santuário de Nossa Senhora do Rosário em Freixiel.
O dia esteve muito complicado. Chuva, nevoeiro, frio, sol, mais chuva, foi uma sucessão de estações, desde manhã, até à noite. Só a meio da tarde o tempo se ajeitou de forma a eu poder fazer um passeio fotográfico.
As ruas de Freixiel andam em obras e por várias vezes tive que voltar atrás. Por fim consegui chegar ao pelourinho. Mesmo com mau tempo, quatro resistentes velhinhos, jogavam as cartas no lugar habitual. As idosas, vestidas de negro, dirigiam-se à igreja para rezarem o terço.

Subi ao santuário onde já várias vezes estive, nos meus passeios em BTT pelo concelho. O monte recebe o nome do santuário. A pequena e simples capela foi construída em 1565 e chamava-se na altura Senhora do Rosário do Calvário.
Curiosamente, esta capela, é a primeira recordação que tenho de Freixeil! Devia ter 8 ou 9 anos quando vim com os meus pais a um casamento a Freixiel. A cerimónia realizou-se nesta capelinha, ficando para sempre gravada na minha memória.
O Santuário está voltado para nascente, com uma bonita escadaria, com quatro pequenas capelinhas, duas de cada lado. A meio da escadaria está uma enorme imagem de Nossa Senhora com o rosário na mão. Penso que esta imagem representa Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A justificação do antigo nome, Calvário, mantém-se, uma vez que nas capelinhas laterais estão representadas cenas da paixão de Cristo.
A simplicidade da capela, mais antiga, deu lugar a um belo santuário, na década de sessenta. As obras mais recentes culminaram num largo esplêndido, com pavimento em granito. A capela, como quase todas as outras, está virada para poente, de costas para a aldeia. Que fantástica ficaria virada para a escadaria e para a aldeia!

Para me acompanhar na visita, uma pomba branca veio pousar na cornija do telhado. É no interior da capela que podemos encontrar toda a essência do santuário. Está impecavelmente cuidado. O altar, aproveitado da igreja matriz, foi restaurado recentemente e brilha de dourado em fundo azul e branco. Ao centro está a imagem de Nossa Senhora do Rosário, segurando o Menino numa mão e um terço na outra. Tem uma coroa dourada na cabeça. Acompanham Senhora do Rosário no altar, o Menino Jesus à direita e Santa Bárbara à esquerda.
O culto a Nossa Senhora do Rosário foi espalhado pelos dominicanos, pelo facto de Nossa Senhora ter aparecido a S. Domingos e lhe ter indicado a reza do rosário como arma para a conversão. Esta mensagem não difere da dada por Nossa Senhora, em Fátima, que se apresentou aos Pastorinhos como sendo a “Senhora do Rosário”.
A festa em honra de Nossa Senhora do Rosário vai ser no dia 10 de Agosto.
Depois de uma vista demorada sobre a aldeia, desci ao povoado. Ainda tinha algum tempo disponível e segui para as ruínas do castro de Freixiel.

3 comentários:

Anónimo disse...

olá professor,mais uma vez, bem haja pela divulgação que faz da nossa linda aldeia.também eu estive nesse casamento que o prof.fala,eu era a menina das alianças.que engraçado!!!que a nossa senhora do rosário o acompanhe em todas as suas caminhadas.
mui atenciosamente
fátima rosinha

Anónimo disse...

Fiquei triste porque não encontrei nenhuma foto da minha aldeia Eucísia.
Será que não conhece? Beijo. Bia.

Anónimo disse...

Olá
OBRIGADA!!! POR TUDO.
Fixei-me na(s) resistência(s) dos velhinhos, bem como na disponibilidade e fé das idosas...
Quando fôr uma idosa/velhinha não me vou importar nada de me disponibilizar para jogar/"brincar" e rezar SEMPRE.
Estou-me a lembrar de um tema: "Todo o tempo do mundo..." para o resto de uma vida...
Abraço
Esmeralda