10 julho 2008

Flor do Mês - Junho 08

O mês de Junho já terminou há alguns dias e eu ainda não elegi a Flor do Mês de Junho. Poderia colocar à votação, sempre me chegava algum feedback, mas quem é que tem tempo para andar por aí a olhar para as flores, ainda mais silvestres?

De alguns exemplares mais apelativos e mais próximos dos perímetros urbanos, fui dando conta aqui, no Blog. Não há nenhum que se destaque, como no mês anterior, as giestas.
Sei que as papoilas e os pampilhos vão ficar com ciúmes, mas, a minha escolha, recai sobre uma pequena planta, típica de zonas rochosas, que a maioria das vezes cresce nas frestas dos rochedos graníticos e xistosos. É o que se chama uma planta rupícola. Estou a falar do cravinho ou cravinas-bravas (Dianthus lusitanus). É frequente em todo o interior do país mas também em Espanha e Marrocos.
A planta é vivaz. As flores solitárias, hermafroditas, com cálice tubuloso e corola cravinosa, com 5 pétalas dentadas, rosadas, 10 estames, 2 estiletes. Os caules são finos e lenhosos.
Não é fácil fotografar os pequenos cravos, em pormenor. Primeiro, porque são pequenos, segundo porque são de uma cor tão delicada, que as câmaras têm dificuldade em registar.
Não é necessário grande esforço para encontrar esta flor. Na berma das estradas, desde que haja escarpas rochosas, ela espreita, singela, delicada e perfumada. A floração vai de Junho a Setembro, por isso ainda há muito tempo para as admirar.

6 comentários:

Anónimo disse...

Aníbal
Só a sua paciência e sensibilidade para o belo e simples, para escolher esta flor tão singela para "flor do mês". Conheço-a muito bem. Em Freixiel havia muitas e eu colhia-as para fazer um arranjo floral lá para casa. Que saudades!!!...Não havia floristas nem dinheiro, como agora, e a Natureza oferecia-nos o material sem nos pedir nada em troca...
Continue a recorddar-nos que a beleza também se encontra na simplicidade...
Cumprimentos
Anita

Anónimo disse...

Olá
...Que bela composição!!!!
Reconfortante para quem já está a começar o dia de trabalho...
Obrigada!
Abraço.
Esmeralda

Anónimo disse...

Isto é para a Esmeralda:
Desejo-lhe umas ÓPTIMAS FÉRIAS com muito descanso e alguma animação!!!
Eu só vou em Agosto...
Beijo
Anita

Anónimo disse...

Olá
Muito obrigada, profª Anita.
Vou passar a maior parte delas por Freixiel e Mirandela. Desta vez, quase sem a família: responsabilidades profissionais de uns; responsabilidades escolares de outros e; a minha "exigência": - estar presente nos 90 anos da minha querida mãe.
Vou querer DESCANSAR; DISFRUTAR ANIMAR; DIVERSÃO;...SIMPLESMENTE...
Bejo-a com ternura
Esmeralda

Anónimo disse...

Esmeralda:
Fiquei muito contente por saber que a sua "QUERIDA MÃE" vai fazer 90 anos!!! Que passem um dia muito feliz e que ele se repita ainda muitas vezes...
Já há muitos anos que não a vejo, mas imagino o que ela representa para si e os seus irmãos...É uma jóia que nem todos têm a felicidade de ter tanto tempo.Dê-lhe um beijinho por mim. Se calhar já não se lembra de mim...
Beijos
Anita

Anónimo disse...

Profª Anita, OBRIGADA!
Beijo-a com carinho e apreço.
Esmeralda
(mais haveria a dizer-lhe... mas pessoalmente... tenho uma nova da minha mâe relacionada com cebolo/calor/giestas...é só dinamismo...com muita graça à mistura... coração e a cabecinha ainda a funcionarem lindamente)