09 agosto 2008

Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus)

07-08-2008 Cansado de alguns dias de férias virtuais, peguei na máquina fotográfica e a bicicleta e fui à caça. Desta vez “cacei” coelhos, em fotografia! Não é que as imagens sejam muito espectaculares, mas fazem “inveja” a muitos amantes do gatilho.
Não foi necessário ir muito longe. A pouco mais de três quilómetros de Vila Flor, dei de caras com algumas dezenas de exemplares de coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus).

Esta espécie é a mais representativa das espécies cinegéticas do nordeste trasmontano e do país. Apesar de ser muito prolífero, enfrenta algumas dificuldades. Por um lado, são as doenças, que causam grande mortandade, por outro é a caça excessiva que não permite o repovoamento natural. Também o aumento evidente de predadores como a raposa, tem contribuído para a sua diminuição. Medem entre 35 e 50 cm e pesam entre 1,2 e 2,5 kg.
Apesar da tranquilidade das imagens, estão sempre muito atentos, fogem a enorme velocidade, aos ziguezagues! Uma curiosidade é que, o primeiro a avistar-me, batia com as patas no chão, fazendo sinais sonoros para os restantes.
Ao pôr-do-sol, passavam por mim a grande velocidade, com o seu pelo a brilhar como a erva seca, não me dando a mínima hipótese de fotografar. Não vou revelar o local das fotografias, para não perturbarem a tranquilidade destes seres tão fofos (e saborosos).

Quilómetros percorridos em BTT: 7
Total de quilómetros de bicicleta: 1855

2 comentários:

Anónimo disse...

Aníbal, fez bem em não revelar o local dos coelhos, não fosse algum caçador furtivo, tirar-lhes a vida, antes do tempo próprio para tal... Admiro como conseguiu fotografá-los, dada a ligeireza com que se deslocam!!!...
Cumprimentos
Anita

Anónimo disse...

Totalmente de acordo.Já cometi em tempos o erro de dizer,onde via habitualmente 3/4 coelhos a brincar todos os fim de tarde e um dia desapareceram, como se alguém os tivesse morto.E assim foi,porque tiveram o desplante de se gabarem.NUNCA MAIS.Agora vejo,saboreio e delicio-me com o momento,que esses encontros me proporcionam,e guardo só para mim.
Caro Anibal,conseguis-te com a máquina,o que muitos não conseguem,com outros meios(cães,armas,etc).Fotos felizes.Pena se um dia esses simpáticos bichos,não brincarem mais nos nossos campos.
Abraço
Rui Guerra