24 setembro 2008

curiosidade em Candoso


Quando em Janeiro de 2007 estive em Candoso, chamou-me a atenção um painel de azulejos colocado na capela de Nossa Senhora da Assunção, quase no fundo da povoação. Este painel, que não foi mexido, mesmo estando a capela em obras, apresentava alguns erros na colocação de cada um dos azulejos. Nunca esqueci o assunto, porque fui verificando situações semelhantes em muitos locais que fui visitando.
Não no sentido de crítica, mas como curiosidade, venho de novo falar no assunto. Tentei por meios electrónicos colocar cada peça no seu devido sítio. Aquilo que parecia simples, foi-se complicando e senti-me a resolver um complicado puzzle.
Não era apenas um ou dois azulejos fora de sítio! No total, são onze azulejos que é necessário mudar de sítio para completar correctamente o painel. Ficam as imagens do painel tal qual ele está; a indicação dos azulejos incorrectamente colocados; a montagem fotográfica dos azulejos onde deveriam estar. Já encontrei situação semelhantes em em Freixiel, em Benlhevai e Carvalho de Egas.

4 comentários:

Anónimo disse...

Só os olhos de um artista descobrem estas irregularidades e conseguem pôr os azulejos no seu devido lugar. Parabéns, Aníbal, e continue a ver as coisas "com olhos de ver" e chamar a atenção dos mais distraídos...
Cumprimentos
Anita

Anónimo disse...

Olá.
Pois, é obra!...afinal criar (consertar) o mundo não é mesmo fácil, ou será apenas paciência?!
Grande lição, afinal os "Puzeles" já existem há muito tempo.
Abraço.
Li Malheiro

Anónimo disse...

Olá.
Quero fazer uma "reclamação".
Já há duas semanas que não consigo votar nas fotos. Faço os procedimentos e o resultado não altera a votação que tem.
Que me dizes sobre isto?
Abraço
Li Malheiro

Alexandrina Areias disse...

Gostei bastante desta postagem... se os três azulejos grandes sobressaem logo à "primeira vista", os azulejos mais pequenos só a um olhar bem mais atento...
Parabéns pela curiosidade e pela montagem correcta de todos os azulejos...
Cumprimentos,

AA