05 setembro 2008

Parabéns! Dois anos À Descoberta...


O Blog - À Descoberta de Vila Flor – está de parabéns. São dois anos repletos de viagens, acontecimentos, cores e palavras, pinceladas num quadro imenso, sempre belo, mas inacabado.
Durante um ano houve muitos momentos, quase todos felizes dos quais destaco a exposição de fotografias Testemunhas, que esteve patente na galeria do Centro cultural de Vila Flor, durante todo o mês de Março, a época das amendoeiras em flor e as caminhadas pela Linha do Tua.

Se o que caracterizou o primeiro ano foram as viagens, as visitas aos locais mais recônditos do concelho, neste segundo ano, as deslocações foram menos, mas dediquei a atenção a pormenores que me tinham escapado. Fiz alguns percursos de BTT, perto de 400 quilómetros, mas também fiz caminhadas e muitos percursos de automóvel.
Foi dolorosa a despedida da Nikon Coolpix que me acompanhou durante muito tempo e as fotografias mudaram. As cores estão mais saturadas, mais vivas, em contraste com uma aposta, cada vez mais frequente, no preto e branco.

Os textos também estão diferentes. O contacto com a literatura de alguns autores vilaflorenses, uma das Descobertas mais fascinantes deste segundo ano, abanou-me a prosa. Por outro lado, insultos grosseiros que recebi nos comentários, levaram-me a questionar se valeria realmente a pena continuar a expor-me.
Algumas críticas que fiz à vida local revelaram-me que há muita falta de diálogo a vários níveis. Num meio pequeno como este em que vivemos, todos dependem de poucos, e há muita contenção na emissão das opiniões. Não posso negar que essa constatação “mexeu” comigo e afastou-me de alguns acontecimentos. O que os olhos não vêem o coração não sente...
Fico contente quando me reconhecem, me mostram as suas casas, se abrem comigo. Várias pessoas que saíram de Vila Flor há anos, retomaram a ligação à terra, através deste Blogue. Escrevem-me, em privado, agradecendo pelas emoções que as minhas fotografias lhe despertam. Gosto das palavras de incentivo de um conjunto de amigos que me acompanha desde o início do Blogue e que compreendem esta aventura de Descoberta. Não quero, nem por nada, que me tomem por repórter e muito menos que achem que tenho a obrigação de fazer a cobertura de tudo o que se passa. Se fosse repórter, recebia dinheiro e por dinheiro, não apanhava chuva, não esfolava as pernas nas silvas, não subia aos pontos mais altos onde só os lagartos e os gaviões gostam de andar.

Consultando os números (gosto de estatística), é possível chegar às seguintes conclusões: embora as entradas no blogue sejam menos do que as do primeiro ano (176 contra 216 no 1.º ano), os comentários (mais de 450) ultrapassaram largamente os do ano anterior; apenas percorri 456 quilómetros em BTT, menos 1059 do que no ano passado; o número de visitantes (40.425) e de páginas vistas (121.068), corresponde a um crescimento de cerca de 250%; o mês com mais visitantes (ao longo dos dois anos) foi Junho de 2008 e o mês com mais páginas vistas foi Agosto de 2008.

O sucesso do blog À Descoberta de Vila Flor estendeu-se a Carrazeda de Ansiães, a Torre de Moncorvo, a Freixo de Espada à Cinta e, mais recentemente, à Linha do Tua. É que a beleza da paisagem não diminuiu só porque termina o concelho.
Não posso esquecer o agradecimento à minha família, um pedido de desculpas por tantas horas que não passo com eles e por tantas preocupações que acarretam os meus passeios sem destino.

Obrigado Esmeralda, Li, Rui, Euroluso, D. Anita, Monge, Paulo e tantos outros, alguns Anónimos, mas presentes, diariamente, alguns deles antes do sol nascer. Eu sei que estais presentes.

17 comentários:

Anónimo disse...

Como sempre que há um aniversário, aqui estou eu para dar os parabéns ao "À descoberta de Vila FLOR...",mesmo "antes do sol nascer" e ao seu autor/promotor Aníbal, que tantas vezes me matou saudades, outras, as reavivou com o seu trabalho, a sua dedicação e carinho com que tratou os assuntos relativos à nossa terra, ( o concelho de Vila Flor). Muitos parabéns para ambos e, não se importe dos "invejosos" que não apreciam este trabalho magnífico em prol do que é belo e vale a pena ser visto e apreciado!!!Continue. Nós ficamos á espera...
Cumprimentos
Anita

monge disse...

Não podemos deixar de felicitar e agradecer o magnífico trabalho realizado nestes dois anos. Que a vontade se mantenha e a força nas pernas também, para assim continuarmos a usufruir de tamanhas belezas. Parabéns.

Abraço

JORGE DELFIM disse...

Parabéns pelo Blog Anibal.
Não pares, é sempre bom ver o teu Blog, ver as fotos e relatos da região que nos proporcionas.
Apesar de certos comentários menos desejados, é preciso ignorar,ter força e coragem para continuares.

Força.

PARABENS!

Anónimo disse...

Parabens Anibal, pelo Blog.
É sempro bom ver as imagens e os relatos da região que nos proporcionas.
Apesar de certos comentários menos desejados, ignorA-os, não pares, força para continuares.

PARABENS!

Jorge Delfim

Alexandrina Areias disse...

Olá Prof. Anibal!

Constacto em algumas das suas palavras que recebeu alguns comentários desagradáveis por parte de alguns visitantes dos seus blogs... Infelizmente, há muitas pessoas que não sabem apreciar, não sabem dar valor ao trabalho dos outros, que única e simplesmente só sabem ser críticos, não na forma construtiva, mas sim na destrutiva.
No entanto, todo o trabalho que tem apresentado nos seus blogs é de louvar e de incentivar à sua continuação e nunca desista...
Por isso, mais uma vez lhe dou os meus Parabéns por todo o trabalho que tem apresentado nos diversos blogs "À Descoberta...", não esquecendo nunca o seu mais recente "A Linha é Tua"
E que a descoberta continue por muitos e longos anos...
Cumprimentos,

Alexandrina Areias

Anónimo disse...

Parabéns.
Todos estamos de parabéns pelo espaço que partilha tantos e tão bons momentos, imperdíveis,que dão cor a saudade e sentimento à paisagem.
Um espaço destes tinha mesmo de nascer.
Como transmontano só posso estar orgulhoso de pertencer a este ciclo de amigos.
Abraços e amizade.
Li Malheiro

Anónimo disse...

Parabéns e que a janela se mantenha aberta.

Anónimo disse...

Boa tarde senhor Anibal.Eu Guilherme
SOUSA natural de LODOES.Acabo de fazer mais uma vizita A DESCOBERTA DE VILA FLOR.Percebi que ja ha dois
anos que tenho o prazer de vizitar
a minha regiao graças ao seu formidable trabalho.Mais uma vez
por minha parte PARABENS e muito
obrigado.Daqui de FRANCA UM GRANDE
ABACO AMIGO.GULLHERME SOUSA FRANCA

Anónimo disse...

olá professor!os meus parabéns pelos belos momentos que nos tem proporcionado ao mostrar-nos as maravilhas da nossa terra.continuação de óptimas aventuras nas suas descobertas.
fátima rosinha de freixiel.

Anónimo disse...

parabens, e espero poder continuar a visitar este blog para muitos mais anos. Ja agora, deixo lhe uma ideia, porque não partilhar essas suas caminhadas ou passeios connosco?, bastava fazer nos um convite atraves deste blog.
um abraço

Anónimo disse...

Como vês caro Anibal, há já muita gente, que não passa sem a janela aberta sobre T.os Montes, que com o teu blog lhes proporcionas-te.Por isso ,por favor não ligues a "coisas menores" e permite que continuemos a espreitar tamanhas belezas.
Não feches essa janela,pensa especialmente na alegria que dás aos nossos conterrâneos emigrantes, que assim mitigam saudades da sua terra.
Obrigado Aníbal e Parabéns pelo excelente trabalho.
Rui Guerra

Anónimo disse...

Viva Prof. Anibal!
Parabéns!!!
Para os autores das críticas negativas, o sucesso do blog fala por si.
Pasmem-se, como conversa de cafés e entre amigos, deixamos de ouvir, na sua grande maioria, o assunto futebol, passamos a contextos relacionados com este blog, e também com o blog “Santa Comba da Vilariça”, falam-se de assuntos que dizem respeito ao nosso concelho, à nossa terra e ao nosso património.
Só este factor, entre muitos outros, é sinónimo de qualidade e relevo para um distrito que muitos chamam de “coitadinho”( eles não sabem o que dizem)…temos coisas boas e bonitas, compete-nos a nós valorizar e transmitir por esse país e, porque não, por esse mundo fora (que o digam os nossos emigrantes) o que de bom temos.
Aos críticos, deixem-se de complexos de inferioridade e lutem para desenvolver o que é de todos, este concelho tem muito potencial para ser aproveitado/explorado.
Que esta argumentação sirva de tónico, não só ao autor do blog, mas também a todos os transmontanos e, por diversas razões, aos que amam esta terra.
Continuação de um excelente trabalho!
Cumprimentos,

A. Silva

Anónimo disse...

Em busca de Vila Flor!
Preciso de ajuda: alojamento em Vila Flor para passar um fim de semana. Sei que há turismo rural mas as residenciais como são?

Email: rosa.branco@iol.pt

Grata
rb

AG disse...

Infelizmente é melhor esquecer as residenciais, porque não existem. As únicas ofertas são de Turismo Rural ou Agro Turismo.
Quinta da Pereira, em Vila Flor, 278512289
Casa das Azenhas, Vilarinho das Azenhas, 278511129
Quinta do Barracão da Vilariça,Vilariça, 278536200
Valonquinta, Roios, 917328314
Quinta do Reboredo, Vilas Boas, 278516872
Quinta da Veiguinha, Vilas Boas, 27952771
Casa Dona Urraca, Vilarinho da Castanheira (Carrazeda de Ansiães), 278639178

Anónimo disse...

Olá
Parabéns ao HOMEM; à OBRA; à FAMÍLIA; a QUALQUER UM QUE GOSTE DE SE JUNTAR...
A sociedade está carente de valores... Vamos TENTAR alterar "ISTO"....
Abraço
Esmeralda

Anónimo disse...

Olá
...se "puxo a brasa à minha sardinha", e então??!! Era só... para dizer: minha gente de Freixiel, centrem-se na quarta foto!!!! T´à linda!!!!
Abraço
Esmeralda

Anónimo disse...

Caro Aníbal,
Ainda que atrasadamente, pois nem sempre tenho tempo de espreitar os 200 blogs em que participas (além de egoísticamente só ver o de T. de Moncorvo), hoje calhou baixar o "elevador" dos "posts" atrasados do "À Descob.de Vila Flor" e verifiquei q fez anos... por isso, tb aqui ficam os meus paraabéns!! -Para quando um piquenicão, dos de à moda do "tio João"?? com um bolo grande e os/as fãs todos/as??? ehehe - fica a proposta.
E o nosso Muito Obrigado, não esquecendo que foi por aqui que se chegou às Descobertas de T. de Moncorvo e Freixo de E.C.... É já um vasto "império" de Descobertas...
Abração,
Nelson