13 outubro 2008

na Alquitarra, em Vilas Boas

O ciclo do vinho não ficava completo sem uma visita a um alambique de água ardente. Visitei no dia 4 de Outubro a Alquitarra, em Vilas Boas. Já tinha assistido à destilação do bagaço, mas de uma forma mais artesanal. Embora o princípio seja o mesmo, este alambique, em Vilas Boas, funciona já numa escala industrial.
Com licença para laborar durante dois meses a partir do dia um de Outubro, recebe bagaço do concelho de Vila Flor e de alguns concelhos vizinhos. O custo é de 12 euros por “potada”.
O senhor Daniel Fraga foi muito atencioso e explicou-me todo o funcionamento da Alquitarra. O aquecimento é feito com casca de amêndoa, um combustível local mas nem assim barato. Muitos dos processos estão automatizados, à excepção do carregamento dos potes que é feito manualmente.
A água corre para as vasilhas verdes, é mesmo ardente, disso tirei a prova! No início é mais alcoólica mas depois a quantidade de álcool vai diminuindo. Controlando a quantidade de água é possível controlar o teor alcoólico final.

3 comentários:

Anónimo disse...

Cuidado com o teor alcoólico da bebida...
Dantes, "matavam o bicho" com uns figos secos e um copinho de aguardente... Outros tempos...outras mentalidades.
Se calhar, agora ainda fazem isso,não sei...
Cumprimentos
Anita

Anónimo disse...

BOM DIA SENHOR ANIBAL.ESTAS FOTOS DA VIMDIMA E A SEGUIR DO ALAMBIQUE SAO UM ESPECTACULO.JA PASSARAM QUASE 50ANOS QUE EU PASSAVA A PISAR AS UVAS COM OS PES .PASSAVA SE DAS 8H ATE A MEIA NOITE.ERA DESTA MANEIRA QUE SE GANHAVA ALGUNS TESTONSZITOS PARA DEPOIS GASTAR NAS FESTAS REALIZADAS NA NOSSA REGIAO.MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO POR ME DAR A POSSIBILIDADE DE MATAR ESTAS SAUDADES.UM ABRACO AMIGO.

GUILHERME.SOUSA.DA VILA DE SENS.FRANCA

Angel disse...

Amigo Aníbal,vaya una serie de entradas.La viña,el vino,el aguardiente y esa hermosa y mágica fuente.Felicidades,y que todas estas cosas nos curen de todos los males.Un abrazo a todos.