11 fevereiro 2009

Flor do Mês - Janeiro 2009

No momento de escolher a Flor do Mês para representar Janeiro, vacilei entre a Candeia ou Capuz-de-Fradinho ou o amieiro. Ambas são plantas que aparecem em floração no mês de Janeiro e ambas apresentam flores bastante curiosas, dignas de um olhar mais atento. A escolha recaiu no Capuz-de-Fradinho (Arisarum vulgare Targ.-Tozz). Esta flor não é uma verdadeira flor, mas uma inflorescência ou seja o local onde se podem encontrar um conjunto de flores, neste caso unissexuais. É um parente mais ou menos próximo do Anthurium, muito popular nos arranjos florais actuais. Pois se acham estas questões de botânica complicadas, sugiro um olhar no amieiro, candidato a Flor de Janeiro do próximo ano que apresenta flores masculinas e flores femininas em formações completamente distintas!
A Capuz-de-Fradinho ou candeia, deve o seu nome à cor e forma da sua inflorescência, que aparece de Outubro a Abril. Estas plantas são típicas de zonas rochosas e húmidas sendo mais abundantes no centro e sul de Portugal (clima mediterrânico). No concelho é mais fácil encontrá-la nas zonas mais baixas dos vales dos rios e ribeiras. Este exemplar fotografei-o junto à Linha do Tua onde é muito abundante. O tamanho das folhas e flores depende da quantidade de terra existente, uma vez que a planta se desenvolve nas encostas rochosas, onde, por vezes, apenas existem poucos centímetros de solo.
Recordar a Flor do Mês - Janeiro de 2008

3 comentários:

Anónimo disse...

O Aníbal, como sempre, fez a escolha perfeita para flor do mês!!!
Eu confesso que não a conhecia...
Fico grata pela descrição que faz da mesma. Assim vou aumentando os meus conhecimentos, sem o incómodo de andar à procura!!!
Cumprimentos
Anita

Alexandrina Areias disse...

Olá, boa tarde!
Bonita a 'flor' "capuz-do-fradinho" que aqui colocou e que por coincidência ontem também fotografei uma...:) mas, foi perto da ponte sobre o rio Tua em Foz-Tua...
Quando a vi lembrei-me logo do seu blog e que daria uma 'flor' bonita para o mês de Janeiro e/ou de Fevereiro... E coincidência das coincidências cá está uma muito bem fotografada...:-) Parabéns pela escolha...
Abraço,

AA

Anónimo disse...

E o que se aprende nestes blogues do Aníbal...
Como é lógico, já conhecia esta flor, mas não lhe sabia o nome (nem o comum, nem o científico).
Mais uma vez, parabéns e obrigado,
N