01 fevereiro 2009

Freguesia Mistério 24

Terminou a votação na Freguesia Mistério n.º23. Este cruzeiro é desconhecido para a maior parte das pessoas. Tentei dar algumas pistas dizendo que era uma freguesia grande e que o cruzeiro se encontrava numa rua de pouco movimento. A freguesia é Vilas Boas e a rua é a Rua da Azinheira. É necessário descer a Rua do Fundo da Vila, em direcção à Ribeirinha, e, quase no final da aldeia, junto a outro grande cruzeiro, cortar à esquerda. Poucas de dezenas de metros à frente aparece este cruzeiro, "plantado" em cima se um bloco granítico num harmonioso conjunto. Na fotografia fiz alguma "limpeza"eliminando fios eléctricos que eram visíveis. Desconheço se o cruzeiro tem algum nome específico.
A votação ilustra a dificuldade em identificar este cruzeiro como pertencente à freguesia de Vilas Boas. Os votos ficaram distribuídos da seguinte forma:
Freixiel (2) 11%
Lodões (1) 6%
Nabo (4) 22%
Roios (1) 6%
Santa Comba de Vilariça (2) 11%
Vale Frechoso (1) 6%
Vila Flor (2) 11%
Vilarinho das Azenhas (1) 6%
Vilas Boas (4) 22%

O desafio da Freguesia Mistério n.º24 prende-se com as ruínas de uma capela. Já várias vezes falei dela aqui no blogue. Está em ruínas e está a ser recuperada, por isso as paredes estão tão bem cuidadas mas não tem chão nem telhado. Em que freguesia podemos encontrar as ruínas da capela que a fotografia documenta?

1 comentário:

Sergio F. Mendes disse...

one e k fica o ultimo sitio. e am val fixoso? puri nalgum boraco. exklareça-me tabami!

meu mel: luaemti@hotmail.com