04 março 2009

Flor do Mês - Fevereiro 2009

A Flor do Mês de Fevereiro é mais uma vez uma bolbosa. A energia contida nos seus pequenos bolbos explode, sem mais nem menos, num colorido amarelo vivo que encanta as manhãs de inverno. Este planta é mais conhecida com campainha (Narcissus bulbocodium. L.) mas o seu nome pode variar (Campainhas-amarelas; Campainhas-do-monte; Cucos; Narciso-de-cebola-lanuda). O floração pode ocorrer desde Dezembro a Junho mas só comecei a encontrar flores durante o mês de Fevereiro. Há mais duas campainhas bem bonitas que florescem nesta época: a campainha (Narcissus triandrus) e o narciso (Narcissus calcicola). O primeiro é muito abundante, estão agora a começar a florir. O narciso deve existir no concelho, mas nunca o encontrei.
As campainhas amarelas são muito frequentes em todo o território nacional, em grupos, povoando terrenos incultos e rupícolas. Dada a época de floração, não têm problemas com a falta de humidade, aparecendo em encostas quase sem solo, onde a floração no verão seria impossível.
O desafio em termos de fotografia é conseguir captar a cor amarela das pétalas e destacar os estames e carpelos que são exactamente do mesmo tom amarelo das pétalas.
Pela manhã, cobertas de orvalho, são ainda mais bonitas.
A fotografia foi feita em Vilarinho das Azenhas, em Fevereiro de 2009.
Recordar a Flor do Mês - Fevereiro de 2008

3 comentários:

Anónimo disse...

Linda fotografia!

Parabéns pela escolha!

Cumprimentos
Anita

JORGE DELFIM disse...

Mais uma flor bela linda de se ver, esta do mês de Fevereiro.
Com a aproximação da Primavera, chegam em grande número as flores da época, que nos proporcionam um cenário magnífico dos campos transmontanos.

Jorge Delfim

Alexandrina Areias disse...

Olá, boa noite!
Bonita fotografia! Sempre gostei desta pequena flor do campo... e conheço-a por flor-do-cuco.
Cumprimentos,

AA