08 maio 2009

Alminhas (4) - Benlhevai

Continuando a ronda pelas Alminhas do concelho, vamos até Benlhevai. Já publiquei uma fotografia destas alminhas num dos primeiros passeios que fiz a esta aldeia.
Estão situadas fora do povoado, mas a curta distância, numa bifurcação do caminho que conduz à capela de Nossa Senhora da Esperança.
Na base das alminhas está um bloco de granito e o próprio painel, em azulejo monocromático, está num bloco granítico embora a área à volta do painel esteja preenchida com cimento. Esta quantidade de cimento mostra que estas alminhas, tal como estão, não devem ser muito antigas, resta a dúvida se já ali estavam antes, ainda sem painel de azulejo, ou se já foram criadas assim.
O painel de azulejo está bastante danificado, foi mal montado mas é muito bonito. As figuras representadas têm sombras delicadas e muito detalhe. Está representada Nossa Senhora com o Menino ao colo. Dois anjos retiram algumas almas do purgatório enquanto outras continuam a purgar as suas penas. No meio das chamas à direita vê-se um homem com barbas que tem aspecto de pertencer ao clero. À esquerda vê-se uma mulher que chora abundantes lágrimas enquanto tenta consolar alguém.
Tal como outros painéis, também aqui há 4 azulejos que foram colocados fora do lugar, o que significa que apenas dois estão correctos. Colocando cada azulejo no seu devido lugar, tem-se uma visão mais perfeita do conjunto.

4 comentários:

Transmontana disse...

Mais uma vez, o Aníbal teve que compor o Puzzle, e fê-lo bem, como é seu hábito.
Parabéns!
Cumprimentos
Anita

Anónimo disse...

Caro Aníbal
Com tanta coisa magnífica que tem este Descoberta de Vila Flor é quase crime não o visitar regularmente ! Hoje vim matar saudades das suas belíssimas fotos e dos seus textos !
Daniel de Sousa

Anónimo disse...

Sr. Anibal,
Obrigado por me ter mostrado estas alminhas com os azulejos no devido lugar. Quantas vezes eu beijei essas imagens enquanto miuda ...
O meu pai nasceu em 1937 e diz que sempre se lembra dessas alminhas existirem, so que não possuiam azulejos.
Em Benlhevai existem ainda mais duas alminhas do mesmo género destas, umas à saida do povo, na estrada que vai para Santa Comba, e outras na entrada da povoação, quando se vai pelo caminho antigo.
Obrigado por tudo que nos tem mostrado, e tanto nos ensinar.
Bem haja.
Lurdes Pereira

Valentim Coelho disse...

estas estão um pouco degradadas, mas parecem interessantes.