18 maio 2009

Dia Internacional dos Museus

Hoje, 18 de Maio é o Dia Internacional dos Museus. É uma excelente "desculpa" para visitar o museu de Vila Flor. Incluído no seu acervo estão muitos objectos em ferro que inspiraram algumas das minhas fotografias que estiveram expostas durante o mês de Fevereiro, no Museu do Ferro, em Torre de Moncorvo. Uma das fotografias foi mesmo editada em postal e distribuída aos visitantes. Ainda tenho alguns exemplares desse postal para algum interessado que coleccione destas coisas. A fotografia representa um pormenor de uma das muitas armadilhas ("ferros") para caçar coelhos, raposas e lobos, expostas no museus de Vila Flor.
A segunda fotografia mostra outra curiosidade. Não um dos tão conhecidos ferros de passar aquecidos a brasas, mas um ferro de passar, aquecido a combustível, com um reservatório destinado ao mesmo. A base deste ferro também é fora do vulgar, muito bonita mesmo.
Aproveite então o dia para visitar um museu, de preferência o de Vila Flor.

1 comentário:

N. disse...

Viva Aníbal! Felicito-te por promoveres aqui o Dia dos Museus, esperando que esta "lembradura" tenha contribuído para mais alguns visitantes, por aí no vosso Museu de Vila Flor. Aqui por Moncorvo, tivémos hoje batantes alunos das escolas, o que é gratificante. Obrigado pela referência (e, para quem queira ver como foi, aqui fica: http://parm-moncorvo.blogspot.com/
ou ainda: http://descobrirtorredemoncorvo.blogspot.com/2009/05/museu-do-ferro-assinala-dia.html)
E por falar em postal, já vi que tenho uma série de mails do grupo de discussão, mas ainda não tive tempo de os abrir. Mais logo vou ver e dar a minha opinião.
Aquele abraço,
N.