19 maio 2009

Visita ao museu

Pensei em fazer algo mais do que lembrar o Dia Internacional dos Museus e recomendar uma visita ao museu. Assim, ontem acompanhei um grupo de 20 alunos numa visita ao museu Berta Cabral, em Vila Flor, que se prolongou por algumas ruas mais antigas da vila.
A maior parte dos alunos já conheciam o museu, mas, a julgar por mim próprio, sempre que se visita, o nosso olhar recai em objectos que nos passaram completamente despercebidos nas visitas anteriores. Também aproveitei para chamar à atenção para alguns objectos específicos, que têm mais a ver com as disciplinas que lecciono à turma.
Estava um dia magnífico e aproveitámos para percorrer alguns locais interessantes da Vila antiga; fonte romana, arco de D. Dinis, largo dos Condes de Sampaio, Largo da Igreja e Praça da República. Este passeio foi interessante para que os alunos vissem depois no museu, na sala Sá Correia, a evolução da vila, visível nas muitas fotografias que preenchem as paredes. Serviu também como aula de observação de rochas existentes no meio local e a sua utilização pelo homem.

2 comentários:

Susana Falhas disse...

Aníbal: Quero felicitá-lo pela sua iniciativa em dar a conhecer esta terra tão linda, que é Vila Flor.

Estou a dinamizar uma blogagem colectiva sobre a "Aldeia da Minha vida" para os dias 9 e 10 de Junho, a propósito das comemorações do dia de Portugal. O post mais votado terá direito a um fim de semana na Pousada de Monsanto, a aldeia mais portuguesa de Portugal (concelho de Idanha a Nova).
Para participar basta inscrever-te enviando dados através do email : aminhaldeia@sapo.pt

e seguir as instruções no blogue:

www.aldeiadaminhavida.blogspot.com

Conto contigo para participar e dar a conhecer esta localidade tão linda!

Abraço, Susana

Susana Falhas disse...

Convido-o também a uma troca de links, para uma maior divulgação dos nossos blogues.
Abraço, Susana