13 junho 2009

Alminhas (8) - Alagoa

Hoje, dia de Santo António, pensei publicar uma das imagens deste Santo que existem em capelas e igrejas do concelho, mas, lembrei-me das Alminhas de Santo António. São umas alminhas existentes em Alagoa, com características únicas no concelho.
Alagoa, pequena aldeia, tem três alminhas, todas elas muito antigas. Mas estas, as de Santo António, seguiram um rumo totalmente diferente das restantes. Situadas na confluência da Rua dos Olmos e da Rua do Fundo do Povo estão integradas no núcleo urbano e sofreram adaptações que quase as transfiguraram completamente. Nota-se perfeitamente um nicho escavado na rocha, encimado por uma cruz em baixo relevo. Mas onde outrora existiu garantidamente uma pintura representando o purgatório, existe hoje um azulejo que representa Santo António com o Menino Jesus a acariciar-lhe a face. A iconografia permite-nos distinguir uns Santos de outros mas não obedece a critérios rigorosos e muito menos científicos. Identificamos Santo António por quatro características: o livro, o hábito de monge, a açucena e o Menino Jesus. Mas não será S. José? Se fosse S. José, teria certamente barba e não estaria vestido de monge. A açucena estaria presente, mas o livro não.
Santo António foi um frade Franciscano, português, canonizado e proclamado Doutor da igreja (talvez assim se justifique a presença do livro).
Por cima do bloco de granito que constitui as antigas alminhas, encontra-se cravada na parede, um placa em mármore que tem gravado a letras metálicas douradas os seguintes dizeres “ Santo António/ da ouceira mudado/ pela primeira vez /protector de quem/ o plantou/ e de quem nova/ morada lhe fez/ Manuel R. Gonçalves/ 24/04/1993”. No canto inferior esquerdo está a fotografia de um homem com bigode que se depreende ser o sr. Manuel Gonçalves. Não percebo o significado nem tão pouco sei se tem alguma relação com a Lenda da Osseira, que se conta em Alagoa.
Completa o conjunto uma caixa de esmolas, e um pequeno jardim com gradeamento de ferro forjado, pintado a branco e negro. Nas minhas diferentes viagens a Alagoa, sempre encontrei estas alminhas (Santo António) repletas de flores, quer em vasos junto ao retábulo quer no canteiro que as circunda.
Outra curiosidade é o facto de pelo dia de Santo António fazerem uma bonita cascata em sua honra.

3 comentários:

Valentim Coelho disse...

Olá,
alminhas com o Santo António não conhecia.
Bom trabalho!

Anónimo disse...

Gostava de acrescentar.
É feita uma cascata em sua honra, mas não só, é celebrada uma missa em honra deste e uma pequena procissão.
De seguida uma simpática festa (Convívio)que o Sr.Manuel R.Gonçalves faz questão de organizar para todos os que querem aparecer.
Nininha

Anónimo disse...

Antes de eu vir para o Brasil toda a mocidade da Alagoa faziamos uma grande festa nesse lugar em homenagem ao Sao Joao esse lugar e chamado de o Poço de Barreiro,muitas vezes dancei nesse largo, tenho muitas saudades desse tempo e dos meus amigos.
Obrigado Sr. Anibal,
Maria da Conceiçao/Alagoa/Brasil