09 junho 2009

Flor do Mês - Maio 2009

É quase imperdoável ter deixado por referenciar esta espécie logo no primeiro ano da Flor do Mês. É, sem dúvida, uma das flores mais representativas e abundantes em praticamente toda a região transmontana. Em Vila Flor, partilha todos os matagais e matos com as estevas e a carqueija, as giestas de flores brancas e a urze. Depois há pequenas variações consoante as freguesias, mas creio que esta espécie que escolhi existem em todas elas. As estevas atingem um maior porte, não partilhando facilmente o espaço.
A Flor do Mês de de Maio de 2009 é conhecida por arçã, mas também é chamada arçanha, rosmaninho-maior ou rosmano. O nome rosmaninho pode parecer estranho a algumas pessoas, mas a arçã pertence ao género Lavandula, em português lavanda (ou alfazema, Flor do Mês de Julho de 2008) e parente próximo do alecrim (que pertence à mesma família mas a outro género).
Quanto ao nome científico não é fácil. É quase sem dúvida a espécie Lavandula stoechas, falta é saber se é da subespécie pedunculata, ou não. Só alguém bem experimentado pode distinguir umas das outras. Florescem entre Fevereiro e Julho, com flores dispostas em espiga. Do topo da cabeça florida, parte um penacho de brácteas violáceas estéreis que lhe dão um colorido invulgar e que pode adquirir várias tonalidades consoante a posição da luz. A beleza natural desta planta de clima mediterrânico tem motivado o seu melhoramento com espécie ornamental, existindo em várias cores desde o rosa ao branco.
Não conheço nenhuma utilização da arçã como planta medicinal, mas o seu potencial é explorado desde a idade média e noutros locais é usada para chá que é estimulante anti-pasmódico e tónico, fabricando-se das suas flores uma infusão (15 por 1000). Esta infusão é também aconselhada para a asma húmida e catarros crónicos. Também pode ser usada em uso externo, na água do banho no tratamento de problemas funcionais de circulação.
A maior utilização que conheço das flores das arçãs, vai acontecer esta semana, é na decoração das passadeiras no dia do Corpo de Deus. Vou tentar fotografar algumas.
Nota: As duas primeiras fotografias foram tiradas no dia 27, nas Capelinhas, em Vila Flor e a terceira foi tirada em Maio do ano passado junto a Samões.

3 comentários:

Transmontana disse...

Não só pela beleza da flor escolhida, mas também pela quantidade de ensinamentos que acerca dela nos dá, o seu trabalho merece o meu aplauso!!!
Parabéns por tantos conhecimentos que não guarda só para si e os reparte connosco!!!
Cumprimentos
Anita

India disse...

Olá! Convido-te a participar numa "sondagem" online disponível no meu blog. Para já começamos apenas com Bragança, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães e Mirandela. Depois seguir-se-ão os outros concelhos. Participa! Obrigado:)

Anónimo disse...

olá professor!espero que estejam todos bem.
a respeito da arçã,quando estufar coelho manso ponha-lhe um bocadinho dela,juntamente com carqueja e alecrim,dá-lhe um óptimo paladar!!!
tudo de bom.
cumprimentos
fátima f. rosinha