02 junho 2009

Freguesia Mistério 28

Quando eu pensava que já não havia mais nada para descobrir, apercebo-me de que os visitantes deste blogue ainda têm um longo caminho para percorrer na descoberta do concelho! Este enigma da Freguesia Mistério n.º 27 correu mesmo mal! Primeiro porque o número de votantes ficou muito aquém do habitual, depois porque... ninguém deu a resposta correcta!
As escolhas ficaram distribuídas da seguinte forma:
Candoso (3) 21%
Lodões (1) 7%
Nabo (1) 7%
Samões (1) 7%
Sampaio (1) 7%
Seixos de Manhoses (2) 14%
Vila Flor (0) 0%
Vilas Boas (5) 36%
Vilas Boas teve mais votos, corresponderam a 36%. A capela em questão é uma capela de Vila Flor, sendo a resposta correcta freguesia de Vila Flor! Fiquei tão curioso com este desconhecimento que eu próprio tive de consultar a data e local das fotografias para ver se não me tinha enganado. Procurei referência a esta pequena capela em todos os livros, resumos e sites que existem sobre Vila Flor e não é referenciada em parte alguma. Claro que se trata de uma construção muito humilde, possivelmente muito recente, mas pelo esmero com que é cuidada, sem duvida que tem muito significado para algumas pessoas. A Capela de S. José, situada na Rua de S. José, está numa das zonas mais antigas da vila. A Rua de S. José é uma pequena rua que vai dar a outra mais conhecida, a Rua da Portela, ou à Nossa Senhora do Rosário, que liga ao Rossio.
A humildade desta capela merece igualmente uma visita, se não for antes, que seja por altura do S. João.
No desafio da Freguesia Mistério n.º28 temos uma curiosa construção. À primeira vista podia ser confundido com um menir, mas não são frequentes nesta região. Trata-se de uma construção feita por xisto miúdo amassado com barro e caiado de branco. Tem mais de três metros de altura dado que está apoiado num rochedo. Deve tratar-se de um antigo Marco Geodésico, mas que foi abandonado, dado que nem sequer aparece referenciado nas actuais cartas militares. Descobri-o por acaso, há poucos dias. Está perto de uma via importante numa elevação de onde se vê quase metade do concelho. Em que Freguesia podemos encontrar este marco?

2 comentários:

Alexandrina Areias disse...

Se fosse esta fotografia colocada logo de início eu teria descoberto que era aqui em Vila Flor...:) pois conheço a capela, por passar ali quando vou comprar pão ao forno que está nessa rua... é que essas plantas todas não me deixavam dúvidas...:) agora só o altar e sem aqueles vasos nunca pensei que fosse essa capela... o mistério era maior:-)

Espero que esse ombro, já esteja completamente bom da lesão que teve...
Cumprimentos,

AA

Susana Falhas disse...

EU , DE QUALQUER MODO NÃO CONSEGUIRIA ADIVINHAR...TENHO QUE CONHECER PRIMEIRO VILA FLOR!

Um abraço, Susana