06 junho 2009

Pássaros (1)

Se há coisa que me apaixona desde a mais tenra idade são aves e entre elas os pássaros. Desde garoto, nascido na aldeia e criado no campo, nutro pelo que é natural a mais devota paixão. Fotografar as aves sempre foi o meu sonho e não resisto ao chamamento de um verdelhão nas coníferas junto à câmara, de um pintassilgo nos castanheiros-da-índia ou de uma rola turca no jardim do 7.º Centenário, que começaram este ano a povoar. Simplesmente fotografar as esbeltas aves, principalmente os pássaros, exige de nós uma dose de paciência desmedida e também um equipamento ajustado. De todas as formas, sempre que posso, tento captar a vivacidade das aves que alegram o nosso dia a dia. Há um pisco-do-peito ruivo que todos os dias me "manda" para a cama, próximo das três da madrugada, mas desse não tenho um retrato.
Nas árvores junto à escola onde trabalho, nos jardins de Vila Flor, nas Capelinhas e onde estou presto muita atenção às aves. Elas são especiais para mim e fazem-me voltar aos tempos de infância quando conhecia cada silvado, toca de carvalho ou buraco dos castanheiro. A presença de um pássaro, tal como a queda de neve, causa em mim a libertação do meu instinto natural, fazendo-me sentir mais um ser vivo entre muitos.
Hoje mostro algumas fotografias e pássaros. Não que sejam fotografias de grande qualidade técnica, mas porque simbolizam toda a paixão que sinto por estes pequenos seres irrequietos, coloridos, alegres e capazes de sobreviverem nos locais mais inóspitos que se pode imaginar.

Fotografia 1 - Chapim-real (Parus major) - Fotografado junto às capelinhas
Fotografia 2 - Chapim-de-crista (Parus Cristatus) - Fotografado num pinhal do facho
Fotografia 3 - Milheiro, milharendo, milheiro, pintassilgo-dourado (Serinus serinus) - Nos cedros da EB2,3/S de Vila Flor
Fotografia 4 - Pintassilgo (Carduelis carduelis) - Nos cedros da EB2,3/S de Vila Flor

2 comentários:

Transmontana disse...

É um trabalho de grande perícia no manejar da máquina fotográfica, de modo a poder captar estas boas imagens de animais tão irrequietos!!!
Parabéns e...continue.
Cumprimentos
Anita

Paulo disse...

Boas fotos de passarinhos!!!