14 junho 2009

Procissões do dia do Corpo de Deus

Esta já não foi a primeira vez que percorri várias freguesias para fotografar as bonitas passadeiras de flores características das procissões do dia do Corpo de Deus. Não foi fácil porque algumas coincidiram no tempo, principalmente ao fim da tarde, mas, mesmo assim, fiz um bom conjunto de fotografias. Coloquei um conjunto de cada freguesia neste vídeo. Com fundo musical até é mais agradável ver passar as imagens. Está representada Vila Flor, Vilas Boas, Samões e Valtorno.


O facto de haver poucas flores selvagens não foi impeditivo para não fazerem as passadeiras. A maior parte delas foi feita com flores de jardim, mas o engelho levou a que fossem utilizados outros material como as favecas das giestas (à falta das maias). Havia de tudo: dedaleiras, fetos, sabugueiro, bucho, alfazema, cedros, heras, pinpilros, serim, etc.
Estas tradições estão mais enraizadas nas aldeias mas também a vila teve a sua procissão, acompanhada com a banda e participadas com algumas dezenas de crianças que há poucos dias fizeram a sua primeira comunhão.

1 comentário:

Transmontana disse...

Apesar de haver poucas flores, as ruas estavam bonitas e foi agradável vê-las acompanhadas com uma música linda!!!
Parabéns!!!
Cumprimentos
Anita