04 junho 2009

Quinta de Valtorinho

No sábado passado tive um convite para almoçar e passar algumas horas, juntamente com alguns amigos, num local que eu desconhecia a Quinta de Valtorinho (perto de Seixo de Manhoses). Já tinha passado próximo desta quinta por várias vezes, nas minhas deslocações a pé ou em BTT, entre o Gavião e o Arco, mas nunca no seu interior.
Para além da companhia agradável dos amigos, houve algumas surpresas que não estava à espera. A primeira é que o o dono da quinta, tem um hobby há muitos anos; colecciona rochas, raízes, troncos de árvores, etc., procurando neles imagens e fazendo arranjos que são autênticas obras de arte da natureza. A tudo isto juntam-se alfaias, electrodomésticos, moveis, tudo de outras épocas, fazendo-nos viajar no tempo.O almoço prolongou-se pela tarde dentro, porque iguarias não faltaram, das mais simples às mais elaboradas. Tudo regado um um tinto muito suave, colhido na própria quinta. Este almoço fez-me lembrar que tenho descurado a Gastronomia, neste blogue que se pretende de diferentes descobertas, mas, nesta área, nem todas as experiências têm sido muito positivas.
A meio da tarde houve tempo para uma visita ao Gavião. Estava como sempre esteve, ao abandono, cada vez mais devorado pelas silvas. Foi no gavião que conheci a planta (uma gramínea) conhecida por sumauma, que servia para encher as almofadas.
De regresso à quinta ainda fizemos um passeio pela vinha, olival e horta, tudo cuidado com esmero e com o mesmo gosto com que se empilham pedras formando presépios ou se entrelaçam raízes simulando dinossauros.
Para terminar o relato desta tarde bem passada lembro também que paisagem que se avista da quinta é magnífica, descendo o olhar encosta abaixo até ao Nabo percorrendo depois todo o Vale da Vilariça, perdendo-se depois nos densos carvalhos do Reboredo ou seguindo até ao Felgar, onde se desprende da terra.

4 comentários:

Pedro disse...

A quinta do Valtorinho é a quinta mais linda do conselho de Vila Flor
Um beijinho grande para os donos deste linda quinta.....
Até breve.....
Pedro e Stéphanie

Arménio e Claudine disse...

Que bom ver esta linda quinta nesse blogue que nos faz ver a paixao de um homem pela as suas raizes. Que bons momentos passamos nesta maravilhosa quinta com os donos,o Sr João Pedro e a Sra Eulàlia.

Até breve
Um beijinho para vos os 2.
Claudine e Arménio

AG disse...

Eu Também tenho que agradecer aos colegas João Pedro e Eulália, pela excelente tarde que passámos em sua companhia.
Na pequena reportagem que fiz muito ficou por dizer e por mostrar, mas se a Ministra da educação deixar, voltaremos à Quinta para descobrir mais alguns cantinhos de Vila Flor.

Anónimo disse...

Quinta Valtorninho, uma quinta linda, num sitio muito bonito e com uma bela vista! Não esquecendo o bom vinho que tem!

Parabéns ao João Pedro e à dona Eulália pela excelente quinta q têm.

Alberto Assunção
Candoso