23 julho 2009

Deputado socialista diz no Parlamento que a linha do Tua não tem interesse turístico


A linha do Tua não tem interesse turístico. A opinião foi defendida pelo deputado socialista Luís Vaz, eleito pelo círculo de Bragança, ontem à tarde na Assembleia da República.
Durante o debate sobre a petição da Linha do Tua apresentada há um ano pelo Movimento Cívico pela Linha do Tua e que tinha como propósito defender a linha do Tua da construção de uma barragem, o deputado afirmou que “a linha férrea deixou de ser útil para as pessoas que ali vivem e trabalham, que optaram pelo transporte rodoviário”.
Luís Vaz salientou que a ferrovia poderia ter potencial turístico, mas não diz que “não conhece um único operador turístico que se tenha interessado pela sua exploração”.
Quem não gostou de ouvir estas palavras foi a deputada do Bloco de Esquerda, Helena Pinto. “Apetece-me dizer que fiquei quase sem palavras depois de ouvir tudo o que o deputado socialista disse. Só faltou concluir com viva a barragem, viva a EDP”, ironizou.
E José Silvano diz que Luís Vaz tem inveja de Mirandela. É desta forma que o presidente da câmara de Mirandela reage às declarações do deputado socialista, eleito por Bragança, proferidas, ontem, na Assembleia da República.
O também presidente da administração da Metro de Mirandela ficou surpreendido com esta posição de Luís Vaz. José Silvano considera que “só fala de Mirandela para cima e que não conhece o Vale do Tua”. Acrescenta que Luíz Vaz vestiu a pele de “deputado por Macedo de Cavaleiros” e que “como não passa lá a linha tem inveja que ela termine em Mirandela”.
José Silvano desmente também que não haja três operadores interessados em explorar a linha do Tua. "Basta consultar o estudo que as Câmaras fizeram para constatar que há empresas interessadas".
A petição sobre a linha do Tua vai ser votada esta sexta-feira.
Eduardo Pinto/RA

Nota: É caso para dizer: Se assim fala quem devia defender a região, o que esperar dos engravatados de Lisboa?

9 comentários:

Ralf Wokan disse...

Olhem só as fotografias que um turista alemão fez no ano 1977:

http://www.drehscheibe-foren.de/foren/read.php?17,4207829

uma maravilha, não é (era...)
abraço Ralf

AG disse...

Obrigado pela dica, as fotografias estão fantásticas. Gostava de ter autorização par as colocar no Blogue - A Linha é Tua
A qui fica o link automático para quem quer ver as fotografias

Susana Falhas disse...

Caro Aníbal:

É lamentável...pensar que a região, que é património mundial,
não tem interesse turístico...
Temos que convidá-los a visitar a região para mudar de ideias...

Abraço, Susana

luis, professor de geografia disse...

o mais grave de isto tudo, é que este deputado é de macedo de cavaleiros e foi eleito para defender os interesses do distrito.. no entanto com estas tomadas de posição só mostra que não pensa muito na região... enfim, quando se sentem na capital esquecem a região e limitam-se a cumprir as ordens do partido... enfim, tou mesmo irritado por um transmontano dizer que a linha do tua não tem interesse turistico.. como é possivel? em 2004 fiz uma visita de estudo, enquanto estudante da universidade de coimbra, e os meus colegas, que não conheciam a região ficaram deliciados com a linha do Tua, como qualquer pessoa fica. Aníbal, continue com o seu brilhante blog, que é maneira de valorizarmos a nossa região, já que outros não o fazem. um abraço

JORGE DELFIM disse...

É de facto,lamentável que um deputado da região diga uma coisa destas. Pois este senhor não deve conhecer a Linha do Tua e suas maravilhas.

Vamos pólos todos a fazer uma caminhada pela Linha, do Tua a Mirandela e como diz a Susana, pode ser que mudem de ideias.

Quanto às fotografias do turista alemão, fiquei maravilhado com o que vi. Que pena não podermos fazer umas fotografias assim. Parabéns ao autor das mesmas.

Cumprimentos a todos.

Jorge Delfim

josé santos disse...

Isto não é de admirar,apesar deste senhor ser de Macedo de Cavaleiros.
Mas outros há que são propostos nas listas de deputados por Vila Real ou Bragança e que nem são deste "reino maravilhoso" e depois, claro, não conhecem nada do que cá há ou foi desbaratado pelos seus partidos.
A culpa é um pouco nossa porque se vota nestes indivíduos cujo único propósito é esbulhar-nos os impostos que temos de pagar para eles receberem os ordenados chorudos que recebem, muitas vezes, pelo descanso a que têm direito no hemiciclo, limitando-se a levantar o dedo e a dormir, muitas das vezes.

Transmontana disse...

Só agora vi o blogue e fiquei indignada com a tomada de posição deste deputado...
As fotografias são maravilhosas!!!

Cumprimentos
Anita

Ralf Wokan disse...

só para eu ter a certeza que vocês mesmo verem todas as fotografias:

11 links!!!!!

Parte 1 – Ponferrada [drehscheibe-online.ist-im-web.de]

Parte 2 – Fronteria para Portugal [drehscheibe-online.ist-im-web.de]

Parte 3 – Pocinho [drehscheibe-online.ist-im-web.de]

Parte 4 – de Regua para Chaves [drehscheibe-online.ist-im-web.de]

Parte 5 – Entre Regua e Vila Real [drehscheibe-online.ist-im-web.de]
Teil 6 – Zwischen Regua und Vila Real [drehscheibe-online.ist-im-web.de]

Teil 7- Regua [drehscheibe-online.ist-im-web.de]

Teil 8 - abaixo Corgotal [drehscheibe-online.ist-im-web.de]
Teil 9 - Tua [drehscheibe-online.ist-im-web.de]

Teil 10- Mirandela [drehscheibe-online.ist-im-web.de]

Teil 11-Tua II [drehscheibe-online.ist-im-web.de]

simplesmete uma maravilha!

Anónimo disse...

A linha Já é mais uma guerra entre Mirandela e Bragança como sempre.
Tem de haver sempre guerras entre as duas localidades.
Só pensam nas suas localidades. Não falam dos outros concelhos.
Para min a linha do Tua é guerra entre Mirandela e Bragança.
Que se esfolem.

João
Moncorvo