05 julho 2009

Flor do Mês - Junho 2009

Para escolher Flor do Mês de Junho tive alguma dificuldade na escolha. Em Junho ainda é possível encontrar um bom leque de espécies em flor e todas elas interessantíssimas para fotografar e, principalmente, para estudar um pouco mais. Investigar as espécies autóctones, pequenas plantas, muitas delas que nos passam despercebidas no dia a dia não pára de me surpreender. É uma pena que todo este potencial não seja convenientemente explorado e se estejam a perder conhecimentos milenares da utilização das plantas na saúde e bem-estar humano.Depois de alguma hesitação escolhi a espécie Helicrhysum stoechas. È conhecida a nível nacional pelos nomes de Marcenilha, Perpétuas, Perpétuas-das-areias, Perpétua-de-flores-encarreiradas, mas na aldeia natal da minha esposa tem o bonito nome de cueirinhos-de-nossa-senhora. Comecei a encontrá-las em flor já em Maio e continua a ser possível vê-las, nos montes, na borda dos caminhos, com o seu amarelo característico e sempre bem frequentadas por alguns insectos que parecem aprecia-las muito.
Trata-se de uma espécie pertencente à família das compostas, existente em praticamente todo o país estendendo-se por todo o sul da Europa e Marrocos. Tal como outras compostas, de que temos um bom exemplo na camomila, também esta espécie tem utilizações variadas principalmente ligadas à cosmética (principalmente o Helicrhysum italicum). Assim não é de estranhar que um produto para a protecção da pele do sol ou um creme de noite para diminuição dos “pés-de-galinha” tenha na sua constituição óleo extraído destas plantas.
Dada a escassez de outras pétalas coloridas, o Helicrhysum stoechas foi uma das espécies usadas nas passadeiras do Corpo de Deus em algumas aldeias, como pude contactar em Vilas Boas.

As fotografias foram conseguidas durante o mês de Junho na serra do Facho, junto a Vila Flor.

1 comentário:

Transmontana disse...

Nada mais bonito que o nome "cueirinhos- de -Nossa Senhora" para estas flores tão simples,mas com tantas aplicações, como nos diz o Aníbal!!!
Parabéns pela escolha e obrigada pelos ensinamentos
Tenha um bom domingo.
Anita