20 julho 2009

VII TerraFlor; o quarto dia (19)

O quarto e último dia da TerraFlor foi o mais recheado de actividades. A primeira estava marcada para as sete da manhã, no Nabo. Tinha vontade de estar presente, mas o cansaço não me deixou acordar tão cedo. A largada de perdizes não é um espectáculo a que eu tenha muito prazer em assistir, mas, pela experiência que tive em eventos anteriores, é sempre uma actividade de sucesso.
Seguiu-se o 1.º Passeio de Cicloturismo TerraFlor. O percurso estendia-se por praticamente metade do concelho de Vila Flor e o calor que se fez sentir acabou por provocar alguns danos na hora de subir de Santa Comba da Vilariça para a Trindade. A chegada a Vila Flor aconteceu poucos minutos depois da uma da tarde. Participaram duas dezenas de ciclistas, mas a adesão dos amantes das duas rodas em Vila Flor foi pouca.
Às dez horas da manhã iniciou-se o XIX Concurso de Cabra Serrana, o V Concurso de Ovelha Churra da Terra Quente e a Mostra de Cão de Gado Trasmontano. Esta última, mostra de cão de gado, foi uma novidade na feira, uma vez que os dois concursos de cabras e ovelhas são já presença habitual. Não foi possível realizar um concurso de cães, porque o júri, de âmbito nacional, não poderia estar presente. Realizou-se a mostra como preparação para, possivelmente no próximo ano, se realizar já um concurso, com calendarização atempada.
O cão de gado trasmontano foi ao longo de séculos um auxiliar importante na defesa dos rebanhos contra o ataque de lobos. É uma raça reconhecida desde 2004 e é bastante frequente no Nordeste Trasmontano. Pode atingir 60 quilos, são de grande corpulência, mas têm um olhar doce e um carácter meigo e obediente. Há no concelho vários exemplares desta raça, mas, para poderem participar nos concursos, têm que estar inscritos no livro da raça, a cargo do Parque Natural de Montesinho.
O XVII Concurso da Cabra Serrana contou com a presença de 15 criadores, que apresentaram um total de 54 lotes de animais, perfazendo 108 caprinos nas várias classes. Também no V Concurso de Ovelha Churra houve um bom nível de participação. Como passei bastante tempo no recinto, graças a associação ANCRAS (Associação Nacional de Caprinicultores da Raça Serrana) que tiveram a amabilidade de me convidar para o almoço de confraternização, pude aperceber-me que também nestes concursos a adesão dos pastores do concelho foi muito reduzida. Mesmo assim, na hora da entrega dos prémios, muitas vezes se ouviu citar nomes e freguesias do concelho: Candoso, Benlhevai e Lodões. Lodões foi mesmo a freguesia que mais taças levou, com os rebanhos do senhor Embarcadiço e com o da Quinta do Barracão da Vilariça.
O almoço, para mais de 300 pessoas foi servido pelos três restaurantes em actividade no recinto da feira. Além de pastores, familiares dos mesmos, membros das associações envolvidas, estiveram presentes os mais elevados representantes da autarquia; Tozé Martinho e um grupo de acompanhantes e o alcaide de Santa Maria del Páramo (localidade espanhola com um programa de cooperação com Vila Flor). O prato servido foi à base de cabrito mas penso que também houve cordeiro. Eu comi caldeirada de cabrito, que estava bastante boa. O vinho era do concelho, mas nem sempre o engarrafado é o melhor, pelo menos na minha opinião.
Só com o cair da noite os stands começaram a abrir em força. Chegaram os Gigantones de Valtorno que fizeram uma rusga pela feira. A noite anunciava-se quente, pela temperatura, mas também porque a entrada era gratuita e iam actuar os artista do concelho.
A Academia de Música Zecthoven abriu a noite com actuação da sua “Banda Reciclada”. Depois subiram ao palco e foi mais uma oportunidade de vermos o potencial destes jovens aprendizes de música mas já muito compenetrados no seu papel no grupo. Foram muitos e de diversas idades os que passaram pelo palco.
Actuou de seguida o Grupo de Cantares de Vila Flor com o colorido que os caracteriza e com a sua muito tradicional dança do mastro. A letra das suas canções foi adaptada ao momento pelo escritor Fernando Silva, que lançou um livro no terceiro dia da TerraFlor.

De cestinho na cabeça
Vai meu amor vindimar
P'ra que nada lhe aconteça
Vou ao Santinho rezar

Coro:
Levo no regaço pão
Na cesta uma flor
Trago no meu coração
O nome do meu amor

Esta terra tem azeite
Com fama no mundo inteiro
Tem pão tem mel e tem leite
Tem água do peneireiro

A flor da amendoeira
Chega pela primavera
A macieira e a pereira
São frutos da nossa terra

Os enchidos cá da terra
São o mais tradicional
Vila Flor não é quimera
Rainha de Portugal

Terra de boa hortaliça
De melancia e melão
Tem pinho e tem cortiça
Tem queijo e salpicão

Entre castanhas e figos
Azeitonas sempre à mesa
As delícias dos amigos e
Produtos à portuguesa

Feijoada à transmontana
Cabrito assado a rigor
Borrego na cataplana
Comidas de Vila Flor

Deixei os figos secar
Cogumelos apanhei
As uvas por vindimar
Quando meu amor beijei

O Grupo de Cantares de Freixiel levou a sua actuação para o palco, para desgosto meu. A iluminação que o palco tinha não me permitia fotografias com o mínimo de qualidade tal era a intensidade dos tons amarelos. Dançaram muito bem, com a alegria que os caracteriza e com a força arrancada do Pelão e da Cabreira. Desta vez tiveram uma instalação sonora à altura, o que permitiu também ver a sua qualidade vocal e instrumental que muitas vezes tem sido prejudicada por dificuldades técnicas.
O Grupo de Música Tradicional da Associação Cultural e Recreativa de Vila Flor subiu depois ao palco para mostrar a sua música e as suas canções. As letras foram também quase todas ajustadas ao momento e o som do acordeão, do cavaquinho, da flauta de bisel e da guitarra provocaram para a dança e muitos foram os que se deixaram levar.
Realizou-se depois o sorteio da Scooter. Ao segundo bilhete apareceu um jovem a reclamar o prémio e eu perdi a esperança de sair da feira de lambreta.
Para terminar actuou a Banda de Música da Associação Cultural e Recreativa de Vila Flor. Não deve ter sido muito agradável para o mestre e para os músicos tocarem praticamente sem público. A maioria das pessoas abandonaram o recinto pós o sorteio da scooter e à meia-noite e trinta minutos só já restavam os músicos.
Assim terminou o quarto dia e também a TerraFlor, Feira de Produtos e Sabores. Vamos deixar repousar as ideias e talvez ensaiar um possível balanço.
Entretanto a sondagem O que pensa do VII TerraFlor ? vai manter-se mais um dia, na margem direita do Blogue.

Sem comentários: