13 fevereiro 2010

Freguesia Mistério 35

A Freguesia Mistério n.º34 esteve online mais tempo do que o habitual. Participaram nela 35 pessoas que apostaram maioritariamente no Nabo, como sendo a freguesia onde se localizaria a fonte mostrada na fotografia. Esta tendência para "apostar" no Nabo é uma constante, mas nem sempre correcta. Desta vez também não era. A fonte em questão pode ser encontrada em Candoso na Rua da Escola. Saindo da frente da igreja matriz em direcção à escola primária, encontramos uma interessante casa em granito, recuperada, no lado direito da rua e a fonte do lado esquerdo. Tem uma era gravada, mas, como a fonte é alta, não se consegue ler bem porque está coberta por líquenes.
A distribuição da votação foi a seguinte:
Assares (1) 3%
Candoso (7) 20%
Carvalho de Egas (1) 3%
Freixiel (1) 3%
Lodões (2) 6%
Mourão (1) 3%
Nabo (9) 26%
Roios (1) 3%
Sampaio (1) 3%
Trindade (1) 3%
Valtorno (2) 6%
Vale Frechoso (1) 3%
Vila Flor (2) 6%
Vilarinho das Azenhas (2) 6%
Vilas Boas (3) 9%
Face à dificuldade verificada em identificar a Freguesia Mistério, vou, nas próximas, colocar desafios mais fáceis.Para este mês de Fevereiro proponho que me digam em que freguesia podemos encontrar a capela da fotografia. Não são muitas as capelas no concelho com alpendre ou galilé como a que aparece na fotografia. Não há mesmo nenhuma igreja no concelho com esta característica. Um bonito exemplo da galilé existe na igreja matriz da Lavandeira, no concelho de Carrazeda de Ansiães.
Participem neste reavivar de memória e dêem a resposta na margem direita do blogue, na Freguesia Mistério n.º35.

1 comentário:

Aníbal Augusto disse...

Olá Aníbal, mais uma vez parabéns pelas belas fotos, porém, tenho um reparo a fazer nesta da fonte. Desculpe mas isto não é uma fonte, pode-se notar que nem torneira tem e nunca teve, isto é um reservatório ou depósito de água como nós lhe chamávamos. Pode-se notar também no cimo dele um cano "ladrão" para dar saída à água em excesso.
Cumps.
Aníbal Augusto-Stª Isabel-SP-Brasil