19 maio 2010

Sampaio - Capela do Santíssimo

Sampaio, apesar de ser uma aldeia pequena, conta com duas igrejas:  a igreja velha, de Santo André e a igreja nova ou Capela do Santíssimo, também conhecida como capela de Nossa Senhora do Rosário.
Esta capela funcionou como igreja durante os anos em que a Igreja Matriz esteve em ruínas, daí a designação de igreja nova. Trata-se de uma construção barroca com um frontispício muito bonito. Também os pináculos são bastante elaborados fazendo inveja à Igreja Velha, que se encontra mais afastada do centro urbano.

O interior é muito harmonioso e foi restaurado recentemente, à excepção do púlpito. Pretendia verificar se ainda existia a imagem de Santa Marinha, uma vez que existiu uma capela exactamente no cimo do monte de Santa Marinha que foi abandonada talvez há um século. A imagem ainda existe, talvez a mesma dessa capela, mas encontra-se na igreja de Santo André. Tive oportunidade de visitar a capela no mês de Maio, altura em que esta também se encontra mais cuidada. Havia muitas flores naturais espalhadas pelos vários altares.
O arco abatido que separa o corpo da capela da capela-mor está completamente coberto por frescos, realizados há bastante tempo, que vão perdendo os pormenores.
O chão ainda é em madeira. Espero que a ser substituído, não o seja por nenhum tipo de mosaico folclórico e descontextualizado.

Apesar dos habitantes gostarem muito desta capela, pela proximidade e pela dimensão, ela é poucas vezes utilizada, para desgosto dos praticantes.

Sem comentários: