05 setembro 2010

Parabéns! Quatro anos À Descoberta...

O Blogue À Descoberta de Vila Flor completa mais um aniversário, o quarto. Tratou-se de um ano com poucas novidades, alguma falta de regularidade nas actualizações, mas, mesmo assim, os visitantes mantiveram-se fiéis. Obrigado.
Uma das maiores diferenças com espírito original do blogue esteve no facto de, neste ano, ter feito apenas um percurso em BTT, percorrendo pouco mais de 20 quilómetros. São as saídas de bicicleta ou a pé que permitem maior proximidade com a natureza e proporcionam tempo para inúmeros pensamentos, à medida que o caminho é percorrido. Não contabilizei os quilómetros percorridos a pé mas foi o ano em que caminhei mais. De carro é mais prático, pode levar-se equipamento melhor, mas tudo acontece demasiado rápido.
Algumas rubricas deixaram de ter seguimento, foi o caso da Flor do Mês. A Freguesia Mistério e as Alminhas foram descontinuadas ao longo do ano.
Os momentos mais marcantes foram a Festa de Nossa Senhora dos Remédios, em Vilarinho das Azenhas, a neve em Vila Flor, o Projecto Limpar Portugal, Rota da Liberdade em BTT e a feira TerraFlor.
O que exigiu maior envolvimento da minha parte, foi, de longe, o Limpar Portugal. Não estava nos meus planos, mas, de um dia para o outro, vi-me na necessidade de liderar essa bonita iniciativa no concelho (que já se encontrava espalhada por Portugal inteiro). Nesse projecto sofri duas grandes decepções: a quantidade de lixo espalhada pelo concelho é imensa; algumas instituições com responsabilidades cívicas pouco se preocuparam com o assunto e fizeram orelhas moucas aos contactos estabelecidos. Valeu-me o apoio da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia de Vila Flor, do Clube de Ciclismo de Vila Flor e de um grupo de voluntários corajosos (espalhados por algumas freguesias) que não se importaram de sujarem as mãos, e com a chuva, e contribuíram para que o concelho ficasse mais limpo.
O que me deu mais prazer fotografar foi o Parque de Campismo (durante o Inverno). Foram as fotografias mais fantásticas que consegui no concelho.
O número de visitantes esteve próximo dos 50 mil. Uma vez que os comentários deixados no blogue são poucos (agradeço a alguns visitantes que são comentadores assíduos), é o número de visitantes que me indica o interesse que o blogue tem. Sei perfeitamente que o número de visitantes poderia ser mais elevado, mas este projecto não é o único que me move e tenho que dosear o esforço. Os 50 mil visitantes correspondem a pouco mais de 10% do total de visitantes das diferentes páginas e blogues que mantenho, com igual entusiasmo (e remuneração). Gostaria que o tempo fosse elástico para me permitir acompanhar todos os acontecimentos, mas luto com as mesmas dificuldades de muitos carolas.
O Blogue vai continuar. É uma boa motivação para sair de casa e percorrer as estradas e caminhos do concelho, falar com as pessoas, visitar os locais e Descobrir cada vez mais deste concelho que continua a encantar-me e que eu sinto cada vez mais meu.
Vou tentar retomar os passeios de bicicleta e motivar alguns amigos para caminharem comigo. Vou dosear o tempo pelos vários À Descoberta, continuar a adquirir livros e a ler, de forma a enriquecer e completar as fotografias que tiro e os textos que escrevo.
Espero contar com mais 100 mil páginas vistas no próximo ano.

Números totais:
415 000 Páginas vistas
155 000 Visitantes
715 Postagens
2 000 Km em BTT
80 000 Fotografias tiradas

Números do 4.ºano:
110 720 Páginas vistas
48 827 Visitantes
220 Comentários
162 Postagens
23 Km em BTT
13 032 Fotografias tiradas
349 Fotografias publicadas

8 comentários:

Transmontana disse...

Ao bebé, que é já um menino de 4 anos, deixo os meus parabéns, e a quem o gerou e alimentou com muito carinho deixo os meus agradecimentos e... os meus sinceros parabéns, também!!!
Que assim continue por muitos anos, que eu estarei sempre na linha da frente dos seus visitantes!!!

Um abraço amigo
Anita

Fernando Silva disse...

É gratificante ser-se aniversariante, possuir a grandiosidade de poder levar a todos quantos visitam o seu blog de como se pode contribuir para um maior desenvolvimento global de uma região.
Pelas fotos, pelos comentários e por uma elevada descrição dos temas por si narrados deixo o meu apreço,quero continuar a ser leitor assíduo deste quadro de saudade e sentir-me actualizado com as demais manifestações culturais dessa terra que tanto amo. Um forte abraço e muitos parabéns.
Fernando Silva

Li MALHEIRO disse...

Olá caro amigo.
Que vivam as descobertas que cá se fazem e... "que sem pagar" fruímos e carregamos as energias telúricas que delas emanam para mitigar saudades e sentir como o mundo é belo aqui tão perto.
De parabéns estamos todos, os privilegiados que, conhecemos e ou descobrimos este teu partilhar, com a qualidade a que te impões e que faz de nós apreciadores do belo que se encontra por aí ao sabor daquele clic.
Obrigado.
Um abraço para todos os visitantes e para ti com a minha amizade de sempre.
Li Malheiro

Anónimo disse...

Boa tarde S.ANIBAL.Quero simplesmente dar-lhe os meus sinceros parabens por tudo que tem
feito nestes quatro anos a DESCOBERTA DE VILA FLOR.Eu aqui longe por terras de FRANCA é com muito prazer que visito a nossa bela regiao de VILA FLOR graças ao
seu formidable trabalho.
mais uma vez muito obrigado.

GUILHERME.SOUSA....FRANCA

Anónimo disse...

olá professor aníbal!!!
os meus sinceros parabéns por mais este aniversário do seu blog.
parabéns por todo o belo trabalho, que tem feito para nos mostrar as maravilhas do nosso concelho.bem haja,
continuação de boas e belas descobertas.
cumprimentos.
fátima f. rosinha de freixiel

blogg do Pintatuga disse...

Parabens por este excelente blogg , e que dure mts anos mais , adoro Tras-os-Montes e agora que comprei uma casa ai e sempre bom manter-me actualizado do que se vai passando ...

Anónimo disse...

Viva amigo Aníbal.
Dizer o quê, quando tanto em tão pouco já se disse.
Sinto-me bem pequeno,quando penso na dimensão do teu enorme e fantástico trabalho, em prol da mãe natureza, do património natural, e edificado, das gentes destas terras.
Mais uma vez,o meu grande OBRIGADO,pelo muito que nos dás.
Pedir-te também e publicamente desculpa, por não transformar nunca estas e outras palavras em actos, colaborando contigo como sinceramente gostava.
Na verdade, terei feito escolhas menos boas, a ocupar os meus tempos livres.Certo estás tu.
És um exemplo de cidadania-
Abraço
Rui Guerra

Esmeralda disse...

Olá
PARABÉNS!!!!
Subscrevo o que foi dito por todos.
Abraço
Esmeralda