16 novembro 2010

Freguesia Mistério 41

A Freguesia Mistério n.º40 já lá vai há alguns dias. A pergunta não mereceu muitos adeptos, uma vez que só 10 arriscaram uma resposta. Isso leva-me a questionar: Os visitantes do Blogue não conhecem o concelho ou não têm pachorra para votarem? Tanto faz. O importante é que a Freguesia Mistério sirva de estímulo (quanto mais não seja, para mim) para mais algumas Descobertas pelo concelho.
O cruzeiro em questão está na freguesia de Seixo de Manhoses. Perto da capela de Nossa Senhora do Rosário, mesmo no centro do povo, segue-se para o Largo da Capela e, um pouco mais adiante está o Largo do Senhor dos Aflitos. É também este o nome do cruzeiro. Trata-se de uma cruz em granito, com cerca de dois metros e meio de altura, com aplicação de uma cruz mais pequena, em madeira, onde está Cristo crucificado (em metal).

 Está muito bem implantado, encostado a uma casa, na extremidade mais elevada do largo. Tem uma cobertura em telha, suportada por uma estrutura bastante grosseira, em cimento. Por trás do cruzeiro há azulejos. Não faltam flores frescas no local, e lateralmente do cruzeiro há pequenos espaços com jardim. Não falta o azeite para manter a chama acesa, certamente para iluminar as almas dos que andam perdidas em busca do seu Caminho.
Também se tem acesso a este cruzeiro pela Rua da Moreirinha. Só não entendo a designação de Rua Principal para a rua que começa no cruzeiro e se dirige para os terrenos agrícolas.
A votação ficou assim distribuída:
Carvalho de Egas (1) 10%
Lodões (1) 10%
Nabo (1) 10%
Sampaio (1) 10%
Seixos de Manhoses (2) 20%
Valtorno (3) 30%
Vila Flor (1) 10%
A Freguesia Mistério nº41 é, de novo, uma igreja, ou antes, uma pedra cravada no alçado lateral de uma bonita igreja. Não é uma igreja qualquer, mas sim uma igreja românica, bastante antiga, talvez anterior ao Séc. XVI. Foi um dos locais já visitados numa das minhas "Peregrinações".

Se ainda não votou, pode faze-lo aqui:


Freguesia Mistério 41

Em que freguesia podemos encontrar esta pedra na Igreja Matriz?

Sem comentários: