12 fevereiro 2011

Amendoeiras em Flor 2011

É sempre com alguma ansiedade que aguardamos pelo aparecimento das flores das amendoeiras. Eu, diariamente, quando me dirijo da casa para o trabalho e do trabalho para casa, "espreito" algumas amendoeiras que rodeiam Vila Flor.
Hoje escolhi o percurso pedestre para mais uma "Peregrinação" pelos caminhos do concelho com o objectivo de me encontrar com as primeiras amostras, do que é um bonito espectáculo, que é as amendoeiras floridas. Não foi preciso procurar muito, porque as primeiras flores foram captadas ainda dentro da vila!
Nas encostas que se estendem até ao Nabo fui encontrar toda a beleza que procurava. Compreensivelmente as primeiras flores aparecem em zonas onde a temperatura é mais amena, mas nem sempre nos de menor altitude. A maior parte dos anos, as primeiras flores vêm-se perto de Meireles ou então Sampaio.
Se tudo correr bem (e estou a falar das condições atmosféricas) este ano todas as amendoeiras se vão vestir de uma espesso manto rosa ou branco. Primeiramente nas encostas do vale da Vilariça e do Tua, terminando quase um mês depois, com as últimas pétalas a aparecerem nos aldeias de maior altitude do concelho, como Candoso e Valtorno.
Já comecei a receber as primeiras mensagens pedindo informações sobre quais os melhores dias para visitar o concelho. A partir deste momento já é possível apreciar esse bonito quadro das amendoeiras em flor. Isso quer dizer que no próximo fim de semana é uma boa altura para visitar a região. A última semana de Fevereiro e a primeira semana de Março, são, normalmente, as melhores semanas.
Ainda não é conhecido o Programa das Festas das Amendoeiras em Flor do Município de Vila Flor, mas, sabe-se pela Agenda Cultural que irá decorrer entre 19 de Fevereiro e 6 de Março. Foz Côa já deu a conhecer o seu programa, que será desenvolvido entre 25 de Fevereiro e 13 de Março.
Quando me é possível gosto de fazer algumas viagens pelos concelhos de Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, mas também nos concelhos de Alfândega da Fé e Mogadouro há muitas amendoeiras (além de Foz Côa, na outra margem do rio Douro).
Este será um assunto a que, certamente, voltarei.

7 comentários:

Transmontana disse...

Olá, Aníbal!

Sempre atento às maravilhas da nossa terra e, esta, é uma das maiores: amendoeiras em flor!
Ainda não vi nenhuma, este ano, mas, na próxima semana, devo ir a Vila Flor, e, aí, sim, vou encher os olhos e a alma, dessa pureza de cores e alegria!
As fotos são lindas! Parabéns!

Um bom domingo!
Anita

Anónimo disse...

"Amendoeiras em flor"- maravilha das maravilhas. Nunca tive o privilégio de as ver pessoalmente., mas em foto são um encanto.Sabe-se lá se este ano deixo os meus AÇORES e vou até Vila Flor ver esse panorama fascinante. IVA

AG disse...

Também gosto das hortências e dos verdes prados dos Açores, mas uma encosta cheia de amendoeiras em flor só pode ser apreciada nesta região.
Não temos por cá alcatra, mas não faltam bons pratos para saborear na viagem.
Nesta altura vai bem uma boa alheira com grelos, ou um butelo com cascas.
Aníbal

Anónimo disse...

Perdón por no saber escribir en Portugués pues llevo en España 45 años. Yo nací en Boticas pero Nabo es la tierra de mi madre y allá fui varias veces de vacaciones a casa de mi tía Amelia y de mi tío "Arranja", ya fallecidos. Desde que murió mi madre hace 26 años, aquí en España, no volví a esa tierra. Recuerdo haber visto los almendros en flor y estas fotografías me traen muchos recuerdos pero también me emociono mucho. A cada poco miro este blog buscando fotografías de la tierra de mis padres. Gracias por traerme buenos recuerdos de mis raíces.
Joao Carlos

Anónimo disse...

que belas flores de amendoeira!
também eu tive o prazer de ver hoje as primeiras, de caminho para mirandela, são LINDAS!!!
bem haja professor!

luizvaz disse...

Parabens para as suas reportagens da região de Vila Flor e em especial de Candoso. São muito apreciadas mais ainda por quem está ao sul do Equador em terras de sol e praias como no NE do Brasil. Em Junho/Julho iremos apreciar as cerejas oriundas das flores de agora!

Anónimo disse...

Vou este fdsemana para esses lados. Apontei algumas das suas informações preciosas
Parabéns pelas fotografias e pela forma apaixonada com que partilha.
Não sei o que nos vai esperar este fds mas estou com esperança de ver bonitas paisagens em flor...
Obrigada!