24 abril 2011

Domingo de Páscoa

O dia da Ressurreição surgiu radioso. Se é aceitável achar-se colaboração do sol nas festas sagradas da cristandade, eu direi que o sol é diferente em certos dias festivos, o ar mais compassivo, a temperatura mais acariciadora. Como que se nota perplexidade nos elementos, o ar suspende a respiração, a Natureza pasma-se, recolhendo-se em quietudes de seivas para dar sua oração a Quem na cria. Há Páscoas com tempestades de chuva, de manhã à noite. Mas isso não conta.
Diz-se apenas que o sol quando vem à festa, fá-lo integrado conscientemente na solenidade. Só assim se compreende a bênção do céu sobre os estandartes encarnados da procissão que sai da igreja matriz após a missa, e desce a Rua da Igreja, sobe a Praça com garbo e impecável organização; depois, vai a Santa Luzia, e regressa pela Rua de S. Martinho, Estrada e Largo do Município. A bênção era lançada pelas pombas, que eu via sempre, ébrias de alegria, rodopiando no fluido azul da cúpula, a alvejar inocências ao olhar risonho do astro da vida, cioso da prodigalidade com que distribui a luz em que plantas e animais satisfazem a ânsia de alegria e cor!
As festas de igreja correram como se desejava. Os rapazes do Grupo trabalharam exaustivamente, dia e noite. Emagreceram, perderam interesses. Mas cumpriram brilhantemente a tarefa que se propuseram.
À porta traseira da sacristia, estavam eles, pela tarde, empenhados numa partilha difícil: a divisão do círio pascal em partes iguais, troféus bentos para guardar nos cantos dos oratórios ou sobre as peanhas dos santos caseiros. E à noite, no monumental teatro, lá se apresentaram, frescos como alfacers, desempenhando com a graça mais subtil os papéis de «O Cabo d'Ordes», que arrancavam trovoadas de riso na plateia.
O Aureliano lá estava; e como se falara em cena das «Danças do Príncipe Igor», tomou nota e nessa mesma noite escrevia para o Porto a pedir os discos.

Excerto do livro Paisagens do Norte, de Cabral Adão.
Fotografias: Vila Flor

1 comentário:

Transmontana disse...

CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!

UMA PÁSCOA FELIZ PARA TODA A FAMÍLIA!

Um abraço

Anita