08 junho 2011

Cabeço - Ascenção do Senhor

No Cabeço, em Vilas Boas, celebram-se várias festas ao longo do ano. A mais importante, a que mais gente chama ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção é a festa realizada a 15 de Agosto, mas há outras que também são marcantes e dignas de serem referenciadas.
No dia 5 de Junho a igreja Católica celebrou a Ascensão do Senhor. Esta festa religiosa leva ao santuário centenas de crentes vindos de distintos pontos do concelho e de concelhos limítrofes. Esta festa tem uma característica que a liga a este blogue, muitos dos crentes deslocam-se para o santuário a pé, em peregrinação.
Esta foi razão suficiente para a caminhada habitual de Domingo, da série "Peregrinações" fosse programada para o Santuário, em Vilas Boas.
Foram muitos os que connosco se cruzaram pelos caminhos; vindos de Vila Flor, Samões, Candoso, Freixiel ou Vieiro. A pé, ou de bicicleta, foram vários os meios, mas o destino foi o mesmo.
Este encontro, no alto de um monte, tem algum paralelismo com a festa celebrada. Há milhares de anos atrás, Jesus Cristo, ressuscitado, encontrou-se com os discípulos no alto do um monte, na Galileia.
Não chegámos a tempo de seguir o programa, chegando ao capela perto do meio dia, quando já a procissão Via lucis fazia o percurso descendente em direcção à base do santuário onde se celebrou a Eucaristia.
Fizemos também a pé o percurso de regresso a casa, a hora aceitável para o almoço.
Pela tarde abateu-se sobre Vila Flor ( e também Vilas Boas) um forte temporal, com chuva abundante e trovões, como é pouco habitual, mas que começa a ser frequente nesta Primavera.
Para mim foi uma realização, uma vez que, há 4 anos que planeava integrar-me  nesta peregrinação ao Cabeço.

2 comentários:

Anónimo disse...

olá professor!
espero que estejam todos bem...
também eu já fiz várias vezes,a peregrinação de Freixiel ao Cabeço,neste dia da Ascenção.
era sempre uma linda manhã! rezáva-mos o terço e cantávamos,enfim...
por motivos de saúde,este ano não me foi possível.
bom fim de semana!
AH! amanhã(domingo)vão fazer mais uma feirinha de artesanato,aqui em Freixiel,se quiserem aparecer,serão benvindos.
cumprimentos. fátima f. rosinha

AG disse...

Ólá D. Fátima

Iria a Freixiel com muito prazer, mas amanhã vai ser impossível. Vou estar presente na primeira comunhão de um sobrinho, em Carrazeda de Ansiães.
Estou certo que vai ser uma grande festa/feira.
Cumprimentos

Aníbal Gonçalves