01 setembro 2011

Freguesia Mistério n.º50

A Freguesia Mistério n.º49 teve em votação mais um penedo. Desta vez não um penedo no seu ambiente natural, mas uma adaptação do homem. A pergunta era: Em que freguesia podemos encontrar este rochedo? A miniatura da fotografia mostrada apresentavam "as costas", ou seja, o que é possível ver quando se abandona a freguesia em questão. Não podia apresentar a outra face pura e simplesmente porque o nome da freguesia aparece lá escrito.
Participaram 17 pessoas que concentraram os seus palpites apenas em três freguesias. A resposta correta era Valtorno, que obteve 65% dos palpites. Poucas desafios têm tido esta margem de respostas certas. O rochedo que está na fotografia pode ser encontrado junto à freguesia de Carvalho de Egas (perto do cruzeiro e da estrada para a Stª Cecília). Outros semelhantes podem ser visto junto de Alagoa, ou quando se deixa o termo do Mourão para entrar no de Valtorno. Estão, portanto, em todas as entradas (e saídas) da freguesia. Dão as boas-vindas a quem entra e agradecem a quem sai. No concelho de Mogadouro é possível encontrar estas mensagens em todas as freguesias, com marcos em granito e ferro, colocados pela autarquia. Em Vila Flor esta parece-me ser a primeira freguesia a fazê-lo.
Os palpites ficaram distribuídos desta forma:
Freixiel (1) 6%
Vale Frechoso (4) 24%
Valtorno (11) 65%
Vila Flor (1) 6%
O desafio do mês de Agosto consistiu em adivinhar em  em que freguesia se poderiam encontrar as imagens mostradas. Está fácil de ver que se trata dos três pastorinhos, com o Francisco em primeiro plano. Há pelo menos três imagens de Nossa Senhora de Fátima com os três pastorinhos, em três freguesias distintas. O tamanho e o espaço que ocupam permitem aos olhares mais atentos distingui-las. Será que os palpites estão certos?

Sem comentários: