18 dezembro 2011

Flor do Mês - Dezembro (2011)

Se já foi difícil encontrar uma flor para representar o mês de Dezembro, mais difícil foi conseguir identificar, pelo menos minimamente, a planta em questão. Esta planta chamou-me à atenção já há vários anos atrás, mas sempre a tenho encontrado na mesma área (o que não indica que não exista noutros locais do concelho). Fotografei-a numa das primeiras caminhadas que fiz em Roios e foi onde o o voltei a encontrar há poucos dias atrás.
Estende-se ao longo de várias centenas de metros, sempre na berma dos caminhos. Esta característica é própria de um grupos de plantas chamada vegetação ruderal. São as primeiras espécies vegetais a colonizar taludes, bermas de caminhos, ou mesmo campos agrícolas abandonados.
Depois de algumas horas de pesquisa, penso que posso dizer com alguma certeza que se trata de uma espécie do género Lycium, provavelmente da Lycium barbarum L. Não encontrei nenhum nome vulgar para a espécie em questão, mas outras espécies próximas são conhecidas por cambroeira ou espinheiro.
 Trata-se de um arbusto, que pode atingir mais de um metro de altura, com caules lenhosos, inclinados e com espinhos. As flores são de cor rosa ou violeta, florescendo entre Abril e Agosto (mas ainda tem flores em Dezembro).  É originário da China (e do Tibete), onde é cultivado e onde é conhecido há mais de 4000 anos. O principal interesse nesta planta está no seu fruto, uma baga de cor vermelha ou alaranjada conhecida pelo nome de goji (bagas de goji). São excelente fonte de antioxidantes, vitamina C e ferro, mas a lista é tão extensa e tão variada que se chega à conclusão de estarmos perante uma planta verdadeiramente "milagrosa":

Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade (conhecido como a fruta da longevidade entre os Tibetanos). Promove a energia e o bem-estar em geral. Fortifica e mantêm o sistema imunológico saudável. Defende e luta contra vários tipos de cânceres. Combate a inflamação e a artrite. Baixa o colesterol. Equilibra os níveis de pressão do sangue. Reduz os níveis de glicose no sangue. Melhora as cataratas, a visão turva e a audição. Fortalece e suporta o funcionamento do fígado e dos rins. Mantêm o sistema nervoso saudável. Protege a pele dos danos causados pelo Sol. Combate a formação de celulite. Ajuda em dietas para perda de peso. Aumenta a libido e o desempenho sexual (conhecido no oriente como o viagra natural). Promove a fertilidade.
É caso para dizer: com plantas destas espalhadas pelo conselho, como é que este potencial é tão pouco aproveitado?

Dezembro de 2009 - ------
Dezembro de 2008 - Musgo

2 comentários:

Transmontana disse...

Olá, Aníbal!
Parabéns pela pesquisa que faz, e obrigada por transmitir os seus conhecimentos aos visitantes do seu blog!
Fico a conhecer muitas coisas que, de todo, não sabia.

Um abraço amigo para toda a família!

Anita

Conceição disse...

Ando mesmo à procura de saber um pouco mais acerca desta planta, o que me ajuda imenso o facto de partilhar esta sua partilha!! Já alguma vez viu estas plantas com o fruto? Muito Obrigada.