07 março 2012

Flor do Mês - Fevereiro de 2012

Fevereiro já lá vai e a Flor de Fevereiro ficou por escolher. Não que não tenham aparecido por aí algumas espécies a mostrarem um pouco da sua graça, mas a quantidade e a qualidade das flores não facilitou a tarefa. Assim, bastou fazer uma busca no mês de Fevereiro de anos anteriores (e já lá vão 6!) para encontrar algumas espécies capazes de representarem o referido mês. A escolha recaiu na Margaça (Chamaemelum fuscatum), Margaça-de-Inverno ou Margaça-fusca.
O nome margaça é também utilizado na região para a camomila, mas a Margaça-de-Inverno, tal como o nome indica, floresce em pleno inverno, estendendo-se a floração de Dezembro a Agosto. Durante o mês de Janeiro observei os primeiros exemplares nas zonas mais quentes do concelho, nas Peregrinações a Assares e Santa Comba da Vilariça. Embora seja abundante em todo o concelho (e em todo o Portugal) é junto à aldeia de Samões que tenho encontrado os mais belos campos repletos desta planta. São muito frequentes em olivais e vinhas, mas também em terrenos de poisio. Gostam de terrenos encharcados.
Pertence à ordem Asterales, família Asteraceae eu prefiro dizer que é da família das Compostas, porque foi assim que aprendi. As pétalas são brancas e o disco central é amarelo vivo com inflorescências hermafroditas e tubulosas. Os frutos formam aquénios.
Desde criança que conheço esta flor. Brincávamos com elas ao bem-me-quer, mal-me-quer, enquanto arrancávamos as pétalas uma, a uma.
Apesar de ter as mesmas caraterísticas medicinais de outras margaças como a mançanila (Chamaemelum nobile), não é usada como tal. Não conheço nenhuma utilização para esta bonita planta, no entanto, noutras regiões, ela é utilizada não como medicinal, mas como comestível, mas com o nome vulgar de pamposto. As suas folhas podem ser aproveitadas para confecionar vários pratos, sendo utilizadas como legume, nomeadamente em sopas! Encontrei pelo menos duas receitas com pampostos, da zona de Rio Maior.
 Por aqui, onde as até a vila é Flor, estas e outras flores são apenas aproveitadas para regalo dos nossos olhos, principalmente quando formam mantos brancos visíveis à distância.

Outras Flores de Fevereiro:

  • Fevereiro de 2009 - Campainha (Narcissus bulbocodium. L.) 
  • Fevereiro de 2008 - Amendoeira (Prunus dulcis)

2 comentários:

Anónimo disse...

Agora arranjou um companheiro para o fotografar, muito bem falta agora presentear-nos com uma foto do artista.

Transmontana disse...

Lindas fotos!
O companheiro tem jeito!
Continuem, que a gente gosta!
Um abraço