03 abril 2012

Freguesia Misterio n.57

O desafio Freguesia Mistério n.º56 decorreu durante o mês de fevereiro. Consistia em identificar uma fonte, antiga, de mergulho, um pouco como outras que já fui mostrando, espalhadas pelo concelho.
Responderam ao desafio 7 pessoas que distribuíram os seus palpites desta forma:
Seixos de Manhoses (1) 14%
Vale Frechoso (1) 14%
Valtorno (1) 14%
Vila Flor (3) 43%
Vilas Boas (1) 14%
Como se pode ver, apesar da pouca participação, quase 50% inclinou-se para Vila Flor, que é a resposta certa. Esta fonte está na na berma da estrada que sai de Vila Flor para Roios, a curta distância da vila. Encontra-se antes das alminhas, onde se vira para o cemitério.
Tentei saber que a fonte tem algum nome pelo qual seja conhecida, mas ninguém me deu essa informação.
Trata-se de uma fonte de mergulho, quase completamente escondida. Este ano está seca, mas também não é local onde a água seja muito abundante. É possível, que em tempos a estrada estivesse a uma quota mais baixa e que o acesso à fonte fosse mais fácil.
Quando o espaço envolvente está limpo é relativamente fácil apercebermo-nos da sua presença, mas quando há muita vegetação espontânea é possível que as pessoas passem por ela sem a verem (quando se deslocam de automóvel).
A grade de proteção destina a evitar que alguém ou algum animal caia para dentro da fonte. A água, quando a tem, deve ser imprópria, porque os adubos e herbicidas não devem andar longe.
O desafio que decorreu durante o mês de março foi bastante fácil. Tratava-se de saber em que freguesia existe a construção que a fotografia mostra. Brevemente divulgarei os resultados.
Entretanto, já está colocado o desafio para o mês de abril.
Em que freguesia do concelho de Vila Flor pode ser encontrado o cruzeiro da fotografia?
Responda na margem direita do Blogue.

1 comentário:

Transmontana disse...

Bom dia!
Passo para deixar votos de uma santa e feliz Páscoa, na companhia dos que lhe são mais queridos!
Beijos para todos.
Anita