17 abril 2012

Pontos Altos - Introdução

 Estou prestes a terminar o conjunto de caminhadas a que chamei Peregrinações. Foram algumas dezenas, distribuídas pelos quatro cantos do concelho. Mas, como parar é morrer, já penso em algo que me motive a não ficar parado.
Penha do Abutre (567 m de altitude)
Como resultado do contacto com a natureza,  aumentou a profunda admiração que sinto pelos espaços abertos que se avistam de muitos dos caminhos, cada vez menos percorridos e que se espalham pelos sítios mais recônditos e improváveis do termo.
O próximo conjunto de caminhadas vai chamar-se Pontos Altos. Não se trata de nenhuma modalidade de bordado, mas sim de marcos geodésicos, também conhecidos por talefes ou pinocros. A ideia não é nova, como o prova o mapa que comecei a compor já em 2007.
Faro (822 m de altitude)
Ao longo dos anos tenho percorrido a maior parte destes pontos e tenho mostrado o concelho a partir da maior altitude possível, mas não o tenho feito de forma organizada nem tendo-os como objetivo final da caminhada. Há mais alguns além dos representados e é possível que outros se tenham perdido, à medida que foram ficando esquecidos pelos serviços de cartografia que os utilizavam. Será um reviver as emoções. O peito enche-se de ar e o olhar perde-se até à linha do horizonte mais longínquo. tão longínquo que pode ultrapassar as fronteiras do distrito e até do país.
Mapa que comecei a construir em 2007 com os marcos geodésicos
que conhecia na altura.
Vou chamar-lhe Pontos Altos porque, para além de serem os pontos de maior altitude em termos geográficos, proporcionam também experiência únicas, físicas e emocionais. Desde criança que estes talefes despertaram a minha atenção e, sempre que subi ao alto da Senhora da Graça (freguesia de Carrazeda de Ansiães) me senti mais leve, não sei se pela proximidade com os deuses, se pela vontade de me lançar no espaço, de braços abertos e concretizar o sonho que muitas vezes tinha: voar. Agora sei que voar é impossível, mas só com o corpo.
Não há nenhum marco geodésico aqui.
Fonte do Seixo (684m de altitude)
Fazer estes percursos vai ser uma oportunidade para captar novas imagens das paisagens do concelho de Vila Flor, conhecer melhor a flora e a fauna e, quem sabe, encontrar amigos que também sentem que há melhores alternativas do que o sofá e a televisão, ou a mesa do café. Não é só o balsamo para o espírito que me move, é também o bem estar físico. A vida sedentária que levamos a par do prazer de saborear a boa comida que se faz em Trás-dos-Montes precisa de exercício físico para manter o equílibrio, sob pena da saúde ficar em risco.
Pendão (737 m de altitude)
Está, portanto, marcado o encontro. Os Pontos Altos vão ser uma presença assídua no Blogue, retratando uma caminhada, mostrando a paisagem, a vida que se encontra pelo caminho, sempre numa atitude de Descoberta.

Notas: Não deixa de ser curioso, agora que a possível junção das freguesias começa a estar na ordem do dia verificar que os limites oficiais das freguesias não são bem como pensamos.Eis alguns exemplos, segundo o IGP (Instituto Geográfico de Português): o santuário de Santa Cecília está situado em território de Valtorno!; Algumas casas de Carvalhos de Egas pertencem à freguesia de Valtorno!; O termo de Vale Frechoso e Roios estende-se até à Ribeira da Fragada (perto da Quinta da Veiguinha); a Zona Industrial de Vila Flor pertence a Samões!; o termo de Vilarinho das Azenhas incluiu todo o Faro, Cabeço de S. Cristóvão e algumas casas de Meireles!a freguesia de Vila Flor prolonga-se quase até à discoteca Vício da Noite (Quinta da Terrincha)!. Estarão estes dados errados?!

2 comentários:

Transmontana disse...

Que Deus o acompanhe nessa nova etapa de descobertas!
Voar não é só com o corpo; a alma também pode voar, através dos nossos sonhos, e o Aníbal tem imaginação suficiente para conseguir alcançar o que, agora, pensa inalcansável!
Boa sorte!
Um abraço amigo para toda a família.

Anónimo disse...

Parabéns professor,pelas MAGNÍFICAS paisagens,que nos mostra nas suas reportagens!!!
Fátima F.Rosinha de Freixiel