01 maio 2012

Freguesia Misterio n.58

A Freguesia Mistério n.º 57 decorreu durante o mês de março A pergunta era fácil e a resposta também fácil, até porque muitos dos visitantes da página são da freguesia em questão. Tratava-se de identificar a freguesia em que aparecia uma construção com um enigmático pinocro por cima.
Participaram 6 pessoas e os palpites ficaram assim distribuídos:
Assares (1) 17%
Lodões (1) 17%
Santa Comba de Vilariça (4) 67%
A resposta era freguesia de Santa Comba da Vilariça. Neste singular monumento situado no Calvário, junto à capela de S. Sebastião há duas coisas interessantes: a primeira, o monumento em si. Já questionei por várias vezes os habitantes sobre a utilidade desta construção, mas as respostas foram muito vagas. Parece não haver muitas dúvidas de que se trata de um altar, ou um nicho de grandes dimensões, mas que para que servir no passado? Porque foi feito? A segunda prende-se com a existência de um marco geodésico (ou vértice geodésico) sobre o arco de volta perfeita. Não são raros por esse Portugal fora os marcos geodésicos sobre capelas, moinhos, casas, castelos, moinhos de vento e outras localizações pouco prováveis, o importante era que fosse no ponto mais alto, de forma a poder servir para aquilo que era erigido, ajudar a traçar as cartas topografias.  Tentarei descobrir mais sobre este marco geodésico.
O desafio para o mês de abril esteve em relação direta com motivo pascal, com um cruzeiro com Cristo crucificado. Há vários cruzeiros pelo concelho mas com a pintura em tão bom estado não são muito abundantes. A pergunta foi: Em que freguesia do concelho de Vila Flor pode ser encontrado este cruzeiro? Já é tarde para deixar um palpite, mas o desafio para o mês de maio não deve demorar a aparecer, esteja atento/a.

Sem comentários: