29 setembro 2012

Vinhas

Uma das zonas do concelho onde existe bastante vinha e onde se produzem vinhos com muita qualidade. É também o único lugar do concelho onde já participei na vindima. É no termo de Seixo de Manhoses junto ao Gavião. Ao longe avista-se Vila Flor

28 setembro 2012

e de repente é noite (XXX)

Latada com belos cachos de uvas (Vila Flor)
Ardem pássaros nos olhos dum rapaz.
O tempo torna-se a montanha
suspensa sobre o vale.
A toada das vides oculta-se
na imobilidade dos bagos maduros.
Já não se ouve o tropel de Agosto
ao longo da púrpura dos ermos.
O ar sabe às húmidas meditações
das naves sem vitrais.
Um tear oculto urde cintilações
em torno do rapaz.
Torna-se fogo
tudo o que nele é corpo.
E os pássaros renascem nos seus olhos.
Cabeço de São Pedro, também conhecido como Cabeço de Santa Cruz (Lodões)
 Poema de João de Sá, do livro "E de repente é noite", 2008.

26 setembro 2012

Freguesia Mistério n.º62

A votação na Freguesia Mistério n.º61 decorreu durante o mês de julho. Com as férias a espreitar e com o calor a convidar a sair de casa, a participação foi pouca (e pouco certeira). O enigma estava representado por um relógio de sol. Não existem muitos no concelho e os poucos que há nem sempre estão bem localizados e presados. Lembro-me que quando comecei a percorrer o concelho existia um relógio de sol no jardim de Santa Luzia, em Vila Flor. Hoje ninguém sabe do seu paradeiro.
Os palpites sobre a localização deste relógio de sol ficaram distribuídas da seguinte forma:
Em que freguesia do concelho de Vila Flor pode pode ser encontrado este relógio de sol?
Benlhevai (1)       20%
Freixiel (1)       20%
Roios (1)       20%
Seixos de Manhoses (2)       40%
Como se pode ver apenas 5 pessoas arriscaram um palpite, duas referindo Seixo de Manhoses. O relógio de sol está numa casa de Vale Frechoso, na Avenida da Igreja, entre a  Rua da Fonte e a Rua da Portela. Nas últimas vezes que passei por lá verifiquei com tristeza que colocaram uma antena parabólica à frente do bonito relógio. Estou em crer que haveria mais alguns metros de parede para além das posição do relógio, mas deve ter faltado sensibilidade a quem instalou a antena.
O Desafio para o mês de agosto consistiu na localização de num completo conjunto de placas indicadoras. Isso não seria razão para ser desafio se não fosse algo pouco "normal" de encontrar pelo concelho. Em breve será revelado o segredo.

22 setembro 2012

Flor do Mês - Agosto de 2012

O mês do calor já terminou e este ano foi anormalmente seco. A floração das plantas destina-se à propagação da espécie e não à satisfação dos caprichos do bicho humano de forma que muito gostaríamos de campos de flores em pleno agosto, mas as condições do meio não são favoráveis para a quase totalidade das espécies. No entanto, a natureza não para de nos surpreender e sempre aparecem exceções, algumas dignas de referência.
A flor escolhida para representar o mês de agosto de 2012 é conhecida pelo nome de cardo-amarelo, cardol ou espinho-de-cabeça e tem como nome cientifico Carlina hispanica ( não sei se a Carlina corymbosa é a mesma espécie).
Trata-se de uma espécie pertence à família das Asteraceae/Compositae própria de zonas mediterrânicas e que se desenvolve facilmente nas bordas dos caminhos ou em terrenos incultos. Estes cardos crescem facilmente em todos os tipos de solos. O facto de possuírem espinhos talvez não os tornem muito e merecedores da nossa atenção, mas um olhar atento encontraria aspetos muito curiosos nesta planta. A possibilidade de conseguirem florir nos meses de julho e agosto pode estar relacionada com o facto de possuírem um rizoma, como raiz, o que lhes proporciona algumas reservas extra em meses de privação. Este rizoma é grosso e profundo.
As folhas são muito espinhosas, e são uma boa defesa.
As flores reúnem-se numa inflorescência típica das compostas (Asteraceae), das quais conhecemoss muito bem os malmequeres e as margaridas. Olhando com atenção verificamos que existem centenas de pequenas flores no disco central, essas sim as verdadeiras flores. As flores também estão fortemente defendidas por brácteas espinhosas que formam uma estrela.
Em Espanha é conhecido por cardo cuco e cabeça de galinha (não percebi porquê). Não encontrei referências ao uso medicinal desta planta, mas em contrapartida um parente seu, o Eryngium campestre ou cardo corredor tem múltiplas aplicações. Como é uma espécie também frequente no concelho, pode ser que um dia fale nele.
As sementes de cardo são muito apreciadas pelos pintassilgos, mas as flores também são procuradas por muitos insetos de entre os quais as borboletas. Numa altura do ano em que o alimento é escasso, nada pode ser desperdiçado.

Outras flores do mês 

21 setembro 2012

Rosas - Vilas Boas/Vale Frechoso

O marco geodésico da Rosa fica no lugar com o bonito nome de Flor da Rosa, na separação dos termos da freguesia de Vilas Boas e Vale Frechoso, a curta distância do cruzamento da N214 coma M603, que à direita dá acesso a Vale Frechoso e à esquerda a Cachão (ao Aterro Sanitário e ao Canil Intermunicipal). O marco é visível da estrada, destacando-se altaneiro no cume de um monte, despido de árvores e onde apenas se destaca um poste metálico da rede de eletricidade.
Já estive no local várias vezes. Principalmente quando as urzes e a carqueja se encontram em flor é bonito de observar a paisagem envolvente. Não sendo o melhor local para observar a paisagem (desde o Barracão,  em Samões) nesta crista entre os 500 e os 600 metros de altitude, permite, sobretudo, apreciar o vale que se estende para norte passando por Mirandela até aos confins da Terra Quente. Já para sul, em direção à Vilariça, os pontos de observação são mais escassos, sendo necessário aproximar-mo-nos mais do vale em Roios, Vale Frechoso ou Benlhevai.
Desta vez o passeio foi feito em BTT, no dia 12 de Agosto. A falta de rodagem na bicicleta levou-me a optar pela estrada, fazendo várias saídas para os caminhos a fim de procurar vistas mais alargadas. Mesmo sem praticar bicicleta há muito tempo, a sensação foi muito boa.
Deixei a bicicleta na estrada e subi ao marco geodésico. São pouco mais de 1000 metros, mas não há caminho e a erva seca a dar pelo joelho não é muito agradável. Para compensar o céu estava azul, a prometer ótimas fotografias.
Este marco geodésico está completamente isolado, sobre um rochedo, o que permite fotografá-lo a toda à toda a volta sem qualquer entrave, só mesmo os fios da rede de condução da eletricidade causam algum desequilíbrio.
A viagem foi tão rápida que decidi ir um pouco mais longe subindo à Penha do Corvo, um bom miradouro que, estranhamente, não tem nenhum marco geodésico (mas o do Alto da Serra está perto).
 Na estrada há uma subida um pouco acentuada, com curvas, e antes de se iniciar a descida para Benlhevai há um caminho rural que leva ao ponto mais alto, onde se ultrapassam os 660 metros de altitude. Não foi a primeira vez que estive neste local, mas como tinha tempo disponível dediquei-me à exploração de algumas cavernas que existem nos rochedos virados a norte. Há várias passagens estreitas e covas proporcionando abrigos naturais para quaisquer condições atmosféricas! Fiquei surpreendido. Estou convencido que estes abrigos devem ter sido já utilizados por pastores e caçadores e, quem sabe, por humanos num período mais remoto da vida na terra. Não conheço nada que se pareça com estes abrigos, embora no Faro também existam alguns.
Ao longe avista-se o cabeço da Pedra Luz, com o seu marco geodésico, onde espero ir em breve, mas a vista perde-se  até à Serra dos Passos, no concelho de Mirandela, onde a ocupação humana deixou marcas que permitem situá-la alguns milhares de anos antes de Cristo. Estes lugares elevados, com covas, ofereciam uma proteção imprescindível à sobrevivência dos humanos de então.
Este meu interesse espeleológico não me fez esquecer de admirar tudo em redor, incluindo a aldeia de Vale Frechoso, bem visível da crista rochosa virada para a estrada.
Abandonei o local e rumei por um caminho rural até Vale Frechoso. Tratou-se apenas de variar o percurso porque o objetivo do dia estava cumprido. Atravessei a aldeia, à hora de almoço, sem encontrar viva alma! Segui por caminhos até ao local chamado Carvalhinho, onde apanhei novamente a estrada asfaltada (N214) para regressar a casa. O cansaço e a falta de prática começaram a sentir-se e as pernas a fraquejar. Felizmente o percurso era bastante plano e ainda cheguei a casa a horas decentes para o almoço.
Não encontrei referências sobre este marco geodésico nas fontes que normalmente utilizo, o que me leva a pensar que tenha sido retirado da rede já há bastante tempo. Estes cones, mais pequenos, eram geralmente vértices geodésicos de 3.ª categoria e não há muitos semelhantes no concelho. A forma elegante e a sua posição elevada fizeram com que eu escolhe-se uma fotografia do marco geodésico da Rosa para identificação deste tipo de percursos com o nome de Pontos Altos.

Nota - Junto ao marco geodésico da Rosa um toco de esteva queimada furou-me uma bota e espetou-se-me no pé. As botas eram quase novas, mas estes restos de estevas queimadas são como facas, atravessando mesmo os pneus dos tratores!
Durante o resto do mês de Agosto tive que recorrer ao Centro de Saúde, pôr em dia as minhas vacinas contra o tétano e tomar alguns medicamentos. Não nada de grave mais mais um alerta de que o perigo espreita quando e onde menos se espera. 

08 setembro 2012

Santa Comba da Vilariça - S. Bernardo

As festas em honra de S. Bernardo, em Santa Comba da Vilariça, tiveram lugar nos dias 17 e 18 de Agosto. Aproveitei o fato de estar em Vila Flor para fazer uma visita à aldeia e acompanhar a procissão.
Santa Comba da Vilariça é uma grande aldeia, que me dá muito prazer fotografar e encontra-se refastela no belo e fértil vale da Vilariça, de horizontes largos e céu azul.
 Cheguei a Santa Comba a meio da tarde. O movimento nas ruas era pouco e só a banda de música de Rebordelo alegrava o largo enquanto os poucos ouvintes se refugiavam nas sombras das árvores.
Na igreja já os andores estavam preparados para a majestosa procissão. As pessoas da aldeia em geral e as zeladoras dos altares, em particular, têm muito brio na decoração dos andores., em grande número, mais de uma dúzia! Estavam todos espetaculares, com flores naturais das mais variadas espécies e cores, todos muito harmoniosos com as imagens, que diferem bastante em tamanho umas das outras.
Curiosamente não foi dado qualquer destaque ao andor de S. Bernardo, que se encontrava no meio dos restantes sem nada que o identificasse ( a quem não conhecesse a imagem). Tenho visto nalgumas festas, e aprecio, a colocação de uma pequena placa identificativa das imagens nos altares. Algumas não são uma tarefa fácil para leigos (e mesmo para estudiosos de arte sacra). Não raras vezes as imagens não corresponde ao santo venerado.
O andor de Santa Comba, estava ao fundo da igreja. É de realçar que Santa Comba não é a padroeira da aldeia. A sua imagem até já esteve na sacristia, mas agora está na capela mor, lateralmente, do lado do evangelho, perto do padroeiro S. Pedro. Não sei as origens da festa a S. Bernardo, mas penso que não existe na aldeia nenhuma capela devota a esta santo.
Gostei de ver a imagem de S. Jorge, montado no seu cavalo. Numa das últimas vezes que passei por Santa Comba em bicicleta a sua capela andava em obras. Gostava de um dia lhe fazer uma visita.
Menos familiares para mim, e que necessitei de alguma ajuda para identificar as imagens foram S. Lúcio e S. Judas Tadeu. Além dos andores que já referi havia ainda o de S. Sebastião (com uma capela no Calvário), Menino Jesus, Nossa Senhora do Rosário, Santo António, Nossa Senhora de Fátima, Sagrado Coração de Jesus, Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Claro que o mais importante na religião cristã é a fé e não o tamanho da imagem ou os enfeites do andor, mas foi impossível não notar a beleza dos arranjos.
 Vadiei pela aldeia, espreitando alguns recantos. O sol escaldante foi adormecendo e com ele a luz, elemento primordial da fotografia (tal como a fé para a igreja). Temi que quando a procissão saísse já o sol estaria adormecido para os lados de Vale Frechoso.
Notei que as pessoas de Santa Comba têm bastante vaidade nas suas casas. Estão muito arranjadas (salvo raras exceções) e as ruas limpas.
A procissão começou a sair da igreja às 19 horas. Alguém "plantou" um carro no largo em frente à igreja! Falta de estacionamento ou excesso de protagonismo? Coisas destas acontecem em todo lado, então em Vila Flor... nem se fala...
A volta pelas ruas da aldeia é longa e demorada. Quando os primeiros andores chegaram à Rua do Cais já o sol os pintava de dourado no seu último adeus e havia ainda muito caminho para percorrer.
Se devo louvar a o empenho no arranjo e transporte de andores, bandeira e estandartes não posso deixar de referir que muitas pessoas assistem ao "espetáculo" das suas varandas. Não estarei eu a contribuir para essa cultura? É possível. É o fruto dos tempos que atravessamos. Parece-me que há que reformular as práticas religiosas.
Quando a procissão recolhei à igreja matriz abandonei Santa Comba. À noite houve muita animação com o grupo Golpe de Estado, que já se fazia ouvir quando passei pelo largo da Eiras.

05 setembro 2012

Parabéns! Seis anos À Descoberta...

Mais um ano se completou desde que a aventura pelos caminhos e aldeias do concelho de Vila Flor iniciou. Parece pouco tempo, mas, basta ver as fotografias do meu filho António, que há 6 anos atrás frequentou o 2.ºano  na escola EB1 de Vila Flor nº1 e compará-las com uma atual, para verificar que passou imenso tempo. Mas foi tempo bem passado.
Neste ano que agora termina, que se iniciou em setembro de 2011, tentei desenvolver algumas atividades que me ajudassem a descobrir um pouco melhor o concelho, que me permitissem tirar algumas (boas) fotografias, que me proporcionassem algum exercício físico e que me proporcionassem assuntos interessantes para manter o envolvimento no blogue e a quantidade de visitantes. Grande parte dos objetivos foram conseguidos, outros ficaram à quem do previsto.
 O conjunto de caminhadas, "Peregrinações", que estava previsto para um ano, acabou por ocupar quase dois e muitas mais haveria para fazer.  A última aconteceu em maio. Não cheguei (ainda) a publicar um apanhado de todas as Peregrinações, mas foram 23 caminhadas, muito interessantes, pelos caminhos mais bonitos e solitários do concelho. Seguiu-se, depois, outro conjunto de percursos pedestres, "Pontos Altos" que tinham por destino marco geodésicos. Apenas foram feitos 3, há muitos outos planeados para o ano que agora se inicia.
 Mantive-me um pouco mais afastado dos eventos que foram acontecendo, quer na vila, quer nas aldeias. Não é que esses eventos não sejam interessantes, ou não proporcionem bons momentos fotográficos, mas porque já há mais pessoas a fazer esse tipo de reportagens e eu gosto de fazer coisas com alguma originalidade. As notícias só têm interesse para o blogue se se enquadrarem no espírito de descoberta do concelho. A própria autarquia quando recolocou online a sua página web institucional deixou de me enviar os cartazes e programas das festas e atividades.
 O panorama da Internet também se alterou bastante. Os visitantes do Blogue, inicialmente vilaflorenses na diáspora, vão dando cada vez mais lugar a pessoas "estranhas" que procuram informação sobre o concelho, nomeadamente sobre as amendoeiras em flor ou sobre o parque de campismo. Os blogues estão a perder importância de forma gradual, muito também porque as Redes Sociais são mais fáceis, embora muito mais vazias de conteúdo. Uma boa fatia de visitantes vem diretamente do Facebook, graças também à criação de uma Página - Vila Flor, Concelho - que nos últimos tempos tem dado mais trabalho do que o blogue. Nada se consegue sem esforço, a não ser que seja roubado (isso também acontece na Internet). Quando se quer divulgar algo original é preciso despender esforço, imenso tempo e algum dinheiro (a gasolina está cada vez mais cara).
 Os números mostram que o caminho seguido tem dado alguns frutos. Ao contrário do que seria de esperar, o Blogue bateu o seu recorde de visitantes, com mais de 61 000, num ano. Foi o melhor dos seis anos! Confesso que não estava à espera e só posso agradecer a todos os que visitam o Blogue - acreditem que isso é um grande, mas mesmo grande incentivo.
Pessoalmente não vejo o concelho de Vila Flor à parte dos concelhos limítrofes e este foi um ano excecional na Descoberta de outros concelho, principalmente Carrazeda de Ansiães, mas também Torre de Moncorvo e Alfândega da Fé. Participei em muitas passeios pedestres e outros eventos, graças ao emprego que tenho, que me dá algum tempo livre (e dinheiro), mas também à minha família, espetacular,  que já se habituou a ter em casa um Transmontano À Descoberta, sempre disposto a percorrer montes e vales na companhia de uma máquina fotográfica. São uns amores.
 Fiz um esforço para regressar à BTT. Apenas percorri pouco mais de 100 km em bicicleta, mas já foi mais do que no ano anterior. A bicicleta permite fazer saídas mais distantes, podendo parar em qualquer lugar e não gastando gasolina.
Este ano também foi marcado pela morte do escritor vilaflorense João de Sá. Penso que ninguém escreveu tanto e tão bem de Vila Flor. As suas palavras são uma inspiração para mim e vejo-as projetadas nas paisagens em muitos dos percursos que faço. Continuarei a divulgar aqui os seus poemas, tal como os de outros autores que me toquem com as suas palavras.
 Não há projetos para o futuro, mas há algumas ideias organizadas porque há ainda  imensas coisas para conhecer e mostrar, espalhadas pelo concelho de Vila Flor. As fotografias são fáceis de conseguir e de colocar online, mas escrever sobre pessoas, coisas  e acontecimentos  já não agrada a todos. Por isso manterei um equilíbrio entre as imagens e as palavras. O À Descoberta assume-se como um bom exercício físico, mas também um bom exercício estético e de escrita (enquanto houver leitores).
Antes da divulgação dos números que marcaram o ano que agora termina, agradeço a todos os que me incentivam na manutenção do À Descoberta de Vila Flor, especialmente o colega e amigo Helder Magueta que me acompanhou na maior parte dos percursos pedestres realizados.

Números do 6.ºano:
Páginas vistas - 102 067
Visitantes - 61 457
Comentários - 122
Postagens - 157
Km percorridos em BTT - 110
Km percorridos a pé - 207
Fotografias tiradas - 10 565
Fotografias publicadas - 380

Números totais (6 anos):
Páginas vistas - 610 986
Visitantes - 266 439
Postagens - 1 031
Km percorridos em BTT - 2 166
Km percorridos a pé (2 anos) - 580
Fotografias tiradas - 106 263