14 maio 2008

Flor do Mês - Abril 08


Estamos já a meio do mês de Maio e sem eu ter falado na flor que escolhi para representar o mês de Abril. Como devem calcular, durante a Primavera, não é fácil eleger uma flor, mas desde os primeiros dias de Abril que tenho a minha escolha feita. Num dia de trovoada, saí de carro a dar um passeio em direcção a Vale Frechoso. Quando me encontrava no cimo de um morro, o sol rasgou a nuvens e a luz reflectiu-se nas giestas brancas completamente encharcadas em água. A visão durou poucos minutos mas o cenário tinha tal beleza que dificilmente o esquecerei.

A flor do mês de Abril é a giesta-branca. Tenho encontrado várias espécies de giestas nos meu passeios de BTT e caminhadas, mas todas têm flores amarelas. A única excepção é Cytisus multiflorus mais conhecida por giesta-branca. Pertence à família das leguminosas produzindo um fruto em forma de vagem. As primeiras flores encontrei-as ainda em Março e as últimas caiem agora ao chão. Durante todo o mês de Abril a paisagem no planalto e nas encostas encontraram-se cobertas por um manto branco, como eu não me recordo de ter visto nunca. Nalguns locais, quando olhados em contraluz, dava mesmo a sensação de tudo estar coberto de um manto de neve.

Esta giesta é a melhor para fazer vassouras visto as suas hastes serem mais macias e varrerem melhor. As flores, secas à sombra, servem para preparar uma infusão com propriedades diuréticas e tónicas cardíacas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá
Posso estar a dizer uma grande asneira, mas, para mim, estas imagens, são verdadeiros hinos à Mãe-Natureza....
O olhar extasia-se...alegra-se... pacifica-se...
OBRIGADA
Abraço
Esmeralda